Enquanto isso… Polônia tenta reescrever seu passadoNo país governado por Andrzej Duda, considerado um dos líderes mundiais populistas da nova onda ultranacionalista, uma nova lei, que restringe a restituição de bens roubados dos judeus poloneses antes ou durante o Holocausto, foi aprovada pelo Parlamento em Varsóvia. Entenda o caso no texto de
Daniela Kresch.
Leia.
O incrível Salvador BarzellaiSalvador Barzellai, um dos brasileiros mais famosos de Israel, faleceu esta semana. “Salva”, como era conhecido, gravou versões em hebraico de músicas brasileiras que se tornaram hits em Israel, tendo depois se tornado um famoso comentarista de futebol no país. Sua história foi retratada nesta videoreportagem produzida por
Daniela Kresch.
Veja.
Mais medalhas!
Israel já conquistou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio – todas na natação. Iyad Shalabi e Mark Malyar levaram o ouro. Ami Dadaon, a prata.
Mulher com mulher
Para celebrar o mês do orgulho lésbico, o Gaavah, coletivo judaico LGBTQIA+ do IBI, está promovendo a programação “Ishá im Ishá” (Mulher com Mulher). Ontem, foi realizado o debate “Experiências lésbicas na comunidade judaica brasileira“, com Hanna Korich, Julia Gutnik, Tamara Steiman e mediação de Caroline Beraja. Hoje, às 19h, será realizada uma homenagem a Rosely Roth, ativista lésbica, brasileira e judia, por ocasião dos 31 anos de sua morte. Confira o trabalho inédito de resgate de suas raízes judaicas. E amanhã, também às 19h, haverá um bate-papo com Tamar Glezerman, diretora do curta israelense “A outra guerra”. Acompanhe.
Judeu imaginário
Michel Gherman participou da III semana de cultura e pensamento judaicos do Centro Israelita do Rio Grande do Norte, abordando o tema “Judeu imaginário na política brasileira atual”. Veja.