O Instituto Brasil-Israel promove, em parceria com a Unibes Cultural, evento para debater os 26 anos dos Acordos de Oslo, firmado em setembro de 1993, na capital da Noruega. A importância das negociações, a esperança impressa no diálogo, a reação das populações israelense e palestina na época, a vontade e interesses dos líderes políticos e a razão pela qual grande parte do que foi acordado não prosperou.
O evento, que ocorre no dia 12 de setembro às 19:30hrs, contará com a exibição do documentário Diários de Oslo, seguido de debate com Carlos de Lannoy, ex-correspondente da Globo no Oriente Médio, e mediação da jornalista Micheline Alves.
O filme explora uma das principais iniciativas de paz entre israelenses e palestinos, com imagens in loco dos bastidores das negociações e entrevista com os agentes envolvidos nos acordos. “Trazer Oslo para o debate é reafirmar a posição que defendemos sobre o conflito entre israelenses e palestinos: que o nacionalismo judaico e o nacionalismo palestino possam conviver lado a lado, cada um com seu Estado soberano e independente”, afirma Rafael Kruchin, coordenador executivo do Instituto Brasil-Israel.
Carlos de Lannoy cobriu a Primavera Árabe e o conflito israelo-palestino. No ano passado recebeu o Prêmio Petrobras de Jornalismo por uma reportagem que localizou no Uruguai um doleiro envolvido na Lava-Jato. Setorista do Itamaraty e repórter da Editoria Mundo do Correio Braziliense, acompanhou as negociações dos Acordos de Oslo, o assassinato de Yitzhak Rabin e a visita de Arafat ao Brasil em 1995.
Com entrada gratuita, o evento será realizado na sede da Unibes Cultural, na saída da estação Sumaré.
Serviço
Cine debate Diários de Oslo – “Oslo: Ilusão da Paz?”
Com a presença do jornalista Carlos de Lannoy e mediação de Micheline Alves.
Data: 12/09/19 (5ª feira)
Hora: 19h30
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500
Para se inscrever clique aqui.
Mais informações
Fabiana Grimberg – 989573803