O IBI promoveu, na última quinta-feira, cine debate do documentário “Diários de Oslo” , com a participação do ex-correspondente da Globo em Israel, Carlos De Lannoy e da jornalista Micheline Alves.
O longa, dirigido pelos israelenses Mor Loushy e Daniel Sivan, mostra os bastidores das negociações de paz entre israelenses e palestinos na década de 90. Para De Lannoy o filme evidenciou a vontade política dos líderes da época – Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafa- de se tomar decisões pragmáticas em busca de um acordo para os dois povos. “Fica claro a grandeza desses líderes, porque são os políticos quem têm o poder de promover as mudanças”, afirmou o jornalista que viveu durante dois anos em Israel.
A jornalista Micheline Alves também se disse impressionada sobre como as negociações necessitaram de vontade política, insistência, empatia e tolerância “O filme mostra que é possível sempre conversar com quem pensa diferente. Se esses caras sentaram na mesa, qualquer um pode sentar também”.
No bate-papo ambos falaram sobre os desafios de se fazer uma cobertura jornalística equilibrada, especialmente em zonas de conflito, sobre as vozes políticas e a resistência que os líderes encontraram em ambos os povos. “Quando um povo tem sua segurança ameaçada nem sempre ele entende que a paz é o que vai garantir a segurança. Muitas vezes ele acha que tem que optar por uma coisa ou outra e acaba optando pela segurança”, afirmou De Lannoy.
A noite acabou com perguntas da plateia e uma frase do filme reafirmada pelos jornalistas “A paz se faz com seus inimigos, não com amigos˜.
Fique atento aos nossos próximos eventos em nossas redes sociais!