O Instituto Brasil-Israel deu início ontem (13/08) ao seu curso de formação “Precisamos falar sobre Israel e Palestina’. A primeira aula “Sionismo é no plural: o movimento nacional judaico” foi ministrada pelo professor da UFRJ Michel Gherman.
O historiador falou sobre a pluralidade do movimento sionista e analisou como a excepcionalidade de assuntos sobre Israel interdita o debate. “O sionismo é diverso, plural. A demanda pela linearidade histórica ‘singulariza’ o movimento e exclui sua complexidade.”, afirmou. “O que está por trás da lógica do discurso exclusivamente pró-Palestina ou pró-Israelense é uma radical percepção de excepcionalidade, do tipo ‘você não sabe o que eu sofri’. As dores de um lado e de outro são percebidas como as piores da história, e não há ressarcimiento ou perspectiva de paz.”
Gherman também lembrou a importância dos movimentos da sociedade civil israelenses que, apesar de pujantes, são muitas vezes esquecidos pelo mainstream da mídia.”Há, na sociedade civil e nas instituições de Israel, pluralidade.”
A próxima aula “Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina” será ministrada por Muna Omran.
Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande um WhatsApp para 94910-2149.