Desde 2020, o IBI acolhe e subsidia estudantes e pesquisadores por meio do projeto IBI no Campus, braço acadêmico da instituição. Trata-se de um projeto nacional e online de estudo, pesquisa e reflexão sobre temas diversos – sempre de forma gratuita. Nele, estão envolvidos professores, estudantes e pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais, organizados em laboratórios diversos.
💻 100% online e gratuito
🤝 Para estudantes, pesquisadores e aqueles que querem se aprofundar nos temas
Como funcionam os laboratórios?
Entendem-se por laboratórios nossos grupos de pesquisa, ensino e reflexão, além de cursos livres, que são coordenados por professores parceiros. Cada um com formato, temática e objetivos próprios, constituem-se pelo seu caráter dialogal, reflexivo e colaborativo.
O engajamento e participação ativa dos participantes é essencial para a continuidade e sucesso dos laboratórios!
🔹 Encontros quinzenais e online
🔹 Formatos e temáticas diversas
📅 1º ciclo: março a junho de 2025
Inscreva-se até 10/03!
Conheça as temáticas deste ciclo de atividades:
Novas formas de antissemitismo no Brasil – Inscreva-se
(Terça-feira – 19h30 às 21h30 – quinzenal – online)
Coordenação: Anelise Fróes (Labô/PUC-SP)
Descrição: O objetivo geral deste Laboratório é ser um espaço para reflexões dinâmicas sobre o antissemitismo no Brasil, mas também compreendendo esse fenômeno como transnacional e atemporal, marcado através do tempo por “ondas” de reavivamento a partir de contextos sociais diversos. O laboratório se estrutura também como parte de um percurso formativo para pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas, baseando suas discussões em perspectivas de judaísmo e judeidade elaboradas a partir de imaginários do campo político brasileiro, atravessado por múltiplas intersecções, como raça, classe, gênero e idade. Acesse o programa completo da oferta.
Formato: As atividades do se dividem e se complementam entre leituras de textos de referência sobre temas contemporâneos que tenham intersecção com o antissemitismo como fenômeno atemporal, e também discussões de pesquisas em andamento dos próprios pesquisadores do grupo.
Público-Alvo: Pesquisadores/as de qualquer nível educacional, que tenham interesse na temática do antissemitismo e seus efeitos.
Judeidade e Negritude – Inscreva-se
(Terça-feira – 19h às 20h30 – quinzenal – online)
Coordenação: Edilmar Alcantara (UFRJ)
Descrição: Este Laboratório busca aprofundar o debate sobre as interseções entre identidade judaica e identidade negra em um cenário global marcado por tensões políticas, revisionismos históricos e retrocessos nos direitos civis. Em um momento em que discursos excludentes ganham força, políticas de reparação são contestadas e o autoritarismo ressurge sob novas roupagens, este laboratório se propõe a analisar as experiências compartilhadas entre judeus e negros, explorando tanto as formas de resistência quanto os desafios impostos por ideologias que buscam homogeneizar e hierarquizar sociedades plurais. Acesse o programa completo da oferta.
Formato: A proposta é oferecer um espaço aberto para discussão de ideias, partindo de temas pré-definidos pelo coordenador, a partir de textos norteadores.
Público-Alvo: Quaisquer interessados em refletir sobre temas diversos que tangenciam a vivência de negros e judeus no Brasil e no mundo.
Onde está o Outro? A presença nas ausências – O judeu/israelense construído no cinema palestino – Inscreva-se
(Quarta-feira – 19h às 20h30 – quinzenal – online)
Coordenação: Bruno Szlak (CEJ/USP)
Descrição: O grupo busca compreender como se estabeleceu a identidade nacional palestina, não apenas frente ao Sionismo, mas buscando os fatores históricos e geopolíticos desta identidade desde o final do século XIX até os dias atuais. O objetivo é analisar as narrativas criadas neste longo período para que possamos discuti-las e criar pontos onde possamos contrapô-las à narrativa do Sionismo, do Estado de Israel e de parte do Mundo Ocidental. Mais, o ponto final seria de como estas questões estão construídas e apresentadas no Cinema Palestino, notadamente de como o “Outro” israelense e judeu é retratado na tela frente a esta narrativa identitária nacional palestina. Acesse o programa completo da oferta.
Formato: O grupo seguirá um formato semelhante a um curso de pós-graduação, com leitura e apresentações de textos e discussão de filmes. A participação requer compromisso, incluindo a leitura dos textos, preparo de seminários e exibição dos filmes.
Público-Alvo: Pesquisadores/as de qualquer nível educacional, que tenham interesse na temática. Embora não sejam exigidos conhecimentos prévios aprofundados, é desejável alguma familiaridade com a formação de Israel e a geopolítica do Oriente Médio.
Perseguições Medievais: Antissemitismo, Feminicídio e a Inquisição – Inscreva-se
(Quinta-feira – 20h às 21h30 – quinzenal – online)
Coordenação: Julia Myara (PUC-Rio)
Descrição: O curso oferece uma análise abrangente das dinâmicas sociais e culturais que interligam o antissemitismo e a opressão das mulheres durante a Idade Média. Através de oito aulas, exploraremos temas como as fontes do antijudaísmo, o papel do teatro religioso, acusações de profanações, e a dominação de convertidos e cripto-judeus. Abordaremos também a representação das mulheres como agentes de malevolência, a produção literária hostil e a iconografia associada a pactos com o diabo. Este curso visa não apenas proporcionar um entendimento profundo das tensões históricas, mas também fomentar discussões críticas sobre as consequências desses fenômenos na sociedade atual. Acesse o programa completo da oferta.
Formato: Aulas expositivas em diálogo com os participantes.
Público-Alvo: Quaisquer interessados na temática.
***
Entraremos em contato após o período das inscrições!
Inscreva-se até 10/03!
Obrigada por fazer parte!