INSCREVA-SE AQUI
Criado em 2020, o IBI no Campus é um projeto nacional e online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel-Palestina e temas transversais emergentes na sociedade brasileira, como racismo, desigualdade, nacionalismo e genocídios.
Os encontros são baseados em temas ou textos selecionados previamente. Com caráter dialogal, reflexivo e colaborativo, o engajamento e participação ativa dos participantes é essencial para a continuidade e sucesso dos laboratórios!
Atualmente, o projeto conta com 6 laboratórios compostos por estudantes, pesquisadores e professores de Universidades brasileiras e internacionais. As inscrições para os laboratórios acontecem do dia 15 a 29 de fevereiro, através de um formulário eletrônico.
Após o fim das inscrições, os coordenadores dos laboratórios entrarão em contato com os inscritos dentro de alguns dias.
Conheça nossos laboratórios:
– Judeidade e Negritude
(Quinzenalmente –Sábado – 9h às 11h)
Coordenação: Edilmar Alcantara (UFRJ)
A perspectiva do laboratório é promover e suscitar discussões que abarquem uma visão interseccional, cuja temática Judeidade e Negritude seja o pano de fundo. A proposta é oferecer um espaço aberto para discussão de ideias, partindo de temas pré-definidos, e tendo ou não textos norteadores.
ACESSE O PROGRAMA AQUI
– História e Memória do Holocausto
(Quinzenalmente – Quinta-feira – 19h às 20h30)
Coordenação: Alana de Moraes Leite (UFRPE)
Esse laboratório pretende debater questões contemporâneas sobre a memória do Holocausto, enfatizando os diálogos dessas memórias com o contexto brasileiro contemporâneo e outras demandas memoriais.
ACESSE O PROGRAMA AQUI
– Novas formas de antissemitismo
(Quinzenalmente – Terça-feira – 19h30 às 21h30)
Coordenação: Anelise Fróes (PUC-SP/Labô) e Bianca Bastos (PUC-Rio)
O objetivo geral deste Laboratório é ser um espaço para reflexões dinâmicas sobre o antissemitismo no Brasil, mas também compreendido como fenômeno transnacional e atemporal, marcado através do tempo por “ondas” de reavivamento a partir de contextos sociais diversos. O laboratório se estrutura também como parte de um percurso formativo para pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas, baseando suas discussões em perspectivas de judaísmo e judeidade elaboradas a partir de imaginários do campo político brasileiro, atravessado por múltiplas intersecções.
ACESSE O PROGRAMA AQUI
– Judeidade e Decolonialidade
(Quinzenalmente – Segunda-feira – 18h30 às 20h)
Coordenação: Yonathan Listik (Leiden University) e Júlia Amaral (UFRJ)
Este laboratório propõe estudar o judaísmo diaspórico como uma identidade que é comumente situada como o estranho ou Outro. Abordaremos variados referenciais teóricos que permitam abraçar a complexidade acerca de temas comumente tratados de maneira simplória e polarizada. Por fim, abordaremos outras possibilidades para a identidade judaica, de modo a permitir o seu empoderamento – examinando o potencial da judeidade de criticar e subverter os paradigmas que definiram a sua subjugação.
ACESSE O PROGRAMA AQUI
– História do Sionismo
(Quinzenalmente – Quinta-feira – 18h às 19h30h)
Coordenação: João Miragaya
O laboratório busca examinar o Sionismo em três eixos: contexto do surgimento e teoria sionista; história do movimento sionista pré-1948; e o Sionismo depois do Estado. Para cada encontro será sugerida ao menos uma leitura, para que possamos debater em conjunto fontes primárias ou secundárias, e enriquecer o debate a nível acadêmico.
ACESSE O PROGRAMA AQUI
– Estudos Israelenses
(Mensalmente – Domingo – 16h às 17h30)
Coordenação: Karina Stange Calandrin (USP/Uniso/Insper)
Este laboratório busca explorar a complexidade da política externa e interna de Israel, proporcionando aos participantes um entendimento abrangente dos desafios, histórias e dinâmicas atuais que moldam Israel no cenário mundial.
ACESSE O PROGRAMA AQUI
Se interessou?
Preencha o formulário AQUI e participe!
Foto: WikimediaCommons