O Instituto Brasil-Israel Israel apresenta o evento “Mulheres na Guerra”, que contará com uma leitura dramática da peça “O Mar” e com uma roda de conversa. Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar. A avó tem um pedido: sua neta quer conhecer o mar. Um acontecimento inesperado obriga as três a permanecerem juntas e a descobrirem possibilidades de relação.
O que move a humanidade? Onde menos se espera, em meio ao caos e a barbárie, será que é possível encontrar uma ponta de esperança, um resquício de luz que nos indicará um caminho a seguir? Questões como essas são o ponto de partida central da peça. Centrado na busca da neta palestina em conhecer o mar, o enredo, cria um cenário propício para a descoberta de possibilidades de relação em meio a um território em disputa. A narrativa poética convida o público a refletir sobre a força interna do ser humano diante do ódio e da intolerância.
Como citado pelo autor do espetáculo, Federico Roca, “‘O Mar’ é um chamado à paz, um chamado ao amor, um chamado a reconhecer que mesmo nos contextos mais difíceis, sempre há muito mais o que nos une do que o que nos separa”.
Estrelada por Bete Dorgam, Laura La Padula e Yael Pecarovich.
Direção: Fernando Nitsch
Compre seu ingresso: bit.ly/IBI_MULHERESNAGUERRA
Mediadora: Karina Calandrin (Professora de Relações Internacionais e Pesquisadora de Pós-doutorado do IRI-USP)
Convidadas: Mariliz Pereira Jorge, escritora e jornalista.Anelise Fróes, cientista social, pós-doutoranda no LABÔ – Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP. Coordenadora do Projeto “Estudos da Diáspora – Racismo e Antissemitismo”Yael Pecarovich, atriz da peça “O Mar” que interpreta a mulher israelense Bete Dorgam, atriz da peça “O Mar” que interpreta a mulher palestina
Quando? 29 de fevereiro, das 20h às 22h
Onde? MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo
Apoio: Museu Judaico, Casa do Povo, JJPD-SP, JpD-Rio, Observatório Judaico de Direitos Humanos, Moishe House, Centro Cultural Mordechai Anilevitch, WWP, Na’amat SP, Meretz, Dror, ABCBB- SP, CIP, Gavaah, Comunidade Shalom;