Bloco Gente de Fé participa de eventos do calendário oficial da 27ª Parada LGBTQIA+ 2023

Pesquisar

O Bloco Gente de Fé, que reúne coletivos LGBTQIA+ de diversas religiões, fez parte de eventos do calendário oficial da 27ª Parada LGBTQIA+ 2023. O bloco representa a pluralidade e diversidade e busca mostrar que a fé não deve ser instrumento de exclusão, silenciamento, negligência e violência contra corpos LGBTQIA+.

O primeiro evento ocorreu em 10 de junho, às 9h, no Largo do Arouche, região central de São Paulo, onde o Bloco teve um diálogo aberto com a população sobre a necessidade de políticas sociais que respeitem a diversidade de todas as religiões.

“Este é o segundo ato que vou com o Gaavah e com o Bloco Gente de Fé. O judaísmo saiu do armário para nunca mais voltar. O ato contou com aproximadamente 60 pessoas, com diversas matrizes religiosas representadas, incluindo pessoas da Umbanda, do candomblé, cristãos, espíritas e pessoas que não têm nenhuma denominação religiosa. Nossa atuação é uma potência dentro e fora da comunidade”, diz Fábio Yitzhak Silva, membro do Gaavah, coletivo judaico LGBTQIA+ do Instituto Brasil-Israel. 

Já na 27ª Parada LGBTQIA+ 2023, o Bloco marcou presença em frente ao Parque Trianon, levando novamente palavras de ordem para dialogar com a população e destacando a importância de mostrar que diversidade e fé caminham juntas.

“Mostrar que pessoas LGBTQIA+ também têm direito à fé é o maior feito desse evento. Precisamos retomar o que nos foi negado e ressignificar nossas tradições e símbolos para que estes façam sentido para nós e abranjam nossa identidade LGBTQIA+”, afirma Caroline Beraja, coordenadora do Gaavah.

Inscreva-se na newsletter

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo