Instituto Brasil-Israel promove evento com exibição de documentários que retratam a vivência de judeus etíopes, seguida de debate

EVENTOS

Objetivo é discutir como a relação entre judeidade e negritude pode ser espelhada no Brasil

No próximo sábado, 17, às 19h, o Instituto Brasil-Israel (IBI), em parceria com a comunidade Beth-El,promove o evento “Black Havdalá na Beth-El”, com foco no debate sobre a relação negritude e judeidade. Havdalá é o nome da cerimônia de encerramento do Shabat, o dia de descanso judaico.

Na ocasião, serão apresentados dois documentários. O primeiro é “À espera por Jerusalém”, que mostra detalhes da comunidade judaica de Gondar, na Etiópia, ao mergulhar na vida de pessoas que esperam há 29 anos para emigrar para Israel. O segundo é um documentário da Vice sobre a luta dos judeus de origem etíope em Israel, que lideram movimentos contra o racismo e pedem uma reforma sistêmica.

As exibições dos documentários serão sucedidas por discussão mediada por Karina Calandrin,doutora em Relações Internacionais e coordenadorade Programas e Projetos do IBI, e João Torquato, membro do coletivo Judeidade e Negritude do IBI e apresentador do podcast “E eu com isso?”, que traz temas envolvendo as relações entre Brasil e Israel.

“Vamos aproveitar o fato de passarmos pelo mês da consciência negra recentemente para fazer um debate acerca da vivência dos judeus etíopes, em particular em Israel e na Etiópia, e de como podemos espelhar essa vivência com os judeus negros aqui no Brasil”, destaca Torquato.

O evento é gratuito e acontece presencialmente. Para participar, basta fazer a inscrição neste link.

Serviço:

Black Havdalá na Beth-El

Sábado, 17/12, 19 horas

Inscrição neste link.