Instituto Brasil-Israel, ao lado de outras entidades judaicas, se une à mobilização na 19ª Marcha da Consciência Negra
O Instituto Brasil-Israel (IBI) marcará presença na 19ª Marcha da Consciência Negra, que acontece em todo o Brasil no próximo domingo, 20, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra. Em São Paulo, o ato inicia-se em frente ao MASP, na Avenida Paulista, e conta com a participação dediversas entidades do movimento negro, que militam em causas sociais, direitos humanos, culturais e religiosas.
Ao lado do IBI, estarão o Gaavah, coletivo judaico LGBTQIA+, o Observatório Judaico dos Direitos Humanos, a Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Moishe House e os movimentos juvenis Noam, Chazit, Dror, Avanhandava e Shomer.
“A presença do coletivo judaico é inédita e representativa, já que unifica a luta de dois povos que historicamente sofrem uma perseguição muito grande, além de englobar um lugar de solidariedade de judeus com a questão negra no Brasil e no mundo, somando às vozes de que vidas negras importam, de igualdade, tolerância e de cultura de paz”, destaca João Torquato, membro do coletivo Judeidade e Negritude, do IBI. “Nos Estados Unidos essa união entre os movimentos é histórica e queremos expressar essa mesma união também aqui no Brasil”.
Ao ressaltar a importância da Marcha, bem como data em que ela ocorre, Torquato lembra que “existe um simbolismo muito grande, pois remete à morte do zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças da luta preta no Brasil, o que nos faz não só lembrar como também compreender que a libertação do povo negro no país ainda não foi dada por completa”.
O tema da 19ª Marcha da Consciência Negra é “Por um Brasil e São Paulo com Democracia e Sem Racismo”. A concentração no MASP, na Avenida Paulista, começa às 10h. A saída está marcada para às 11h, até as escadarias do Teatro Municipal, onde foi fundado o Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, sob o regime da ditadura militar.