No Expresso Israel desta semana, a jornalista Daniela Kresch, correspondente do IBI, trata de três assuntos: o 7 de setembro em Israel, as repercussões da investigação da morte da jornalista palestina Shireen Abu Akleh e os 50 anos do atentado contra a delegação israelense nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
No marco do bicentenário da Independência, brasileiros viram bandeiras de Israel nas ruas. Por outro lado, em Israel, o 7 de setembro não foi pauta. Apesar de um evento organizado em Tel Aviv, em homenagem ao Brasil, o país sequer apareceu no noticiário israelense.
No último dia 5, o Exército de Israel divulgou os resultados da investigação da morte da jornalista palestina Shireen Abu Akleh. O documento diz que, provavelmente, a repórter da Al Jazeera foi vítima de um tiro disparado por um soldado israelense. As repercussões em Israel e no mundo são pauta de Daniela Kresch no segundo bloco.
Por fim, o assunto são os 50 anos do atentado em Munique, na Olimpíada de1972. Após muito tempo de luta, as famílias das vítimas começam a receber algum amparo e reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional.