I Ciclo de estudos do CEJA

Pesquisar

Criado em janeiro de 2021, no Rio de Janeiro, por iniciativa do historiador Elias Salgado, diretor do Amazônia Judaica, e com o apoio de dezenas de acadêmicos e intelectuais de vários países, o CEJA – Centro de Estudos Judaicos da Amazônia, tem como objetivo principal esstabelecer uma maior cooperação entre várias instituições e intelectuais do meio acadêmico e também independentes, visando motivar e promover o estudo, a pesquisa, a produção, a promoção e a publicação de obras sobre a memória e a história da presença judaica na Amazônia.

A Amazônia é um tema quase que desconhecido dos brasileiros, ainda mais a história e a memória dos judeus da Amazônia, oriundos do Marrocos.

Ainda são poucos os estudos sobre o tema. Eles tiveram início nos anos 1970 e até o presente momento trataram, basicamente, da imigração desses judeus, as suas causas; dos primeiros anos de estabelecimento; da luta pela sobrevivência e preservação de sua cultura e tradição; entre outros.

Os pesquisadores do CEJA, ao refletirem sobre o estado atual da produção científica sobre o tema, resolveram criar o Projeto Novos Estudos, Novos Recortes Temáticos.

O próprio título do projeto fala por si: ele pretende avançar no estudo e na pesquisa da presença judaica na Amazônia, de forma interdisciplinar, ampliando o espectro temático e de abordagem, bem como tratar de novos temas ainda pouco estudados.

Assim que, o I Ciclo de estudos do CEJA, é o primeiro passo dos objetivos acima descritos. Ele objetiva trazer ao público interessado e em conjunto com ele, refletir sobre o resultado dos primeiros trabalhos que vem sendo realizados por nossos pesquisadores. Sua transmissão será através do Google Meet. Confira a programação completa:

Inscreva-se na newsletter

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo