O mundo inteiro parece estar falando sobre George Floyd, Rayshard Brooks, sobre o caso Miguel, que caiu da janela em Pernambuco, sobre João Pedro, assassinado pela polícia do Rio de Janeiro, e Black Lives Matter. Nesse contexto, como se posiciona a comunidade judaica?
Como judeus fala-se sobre uma obrigação de nos responsabilizar sobre qualquer tipo de discriminação, e evitar que outro holocausto venha a tomar forma de alguma maneira. Deveríamos ser os combatentes na linha de frente da luta contra o racismo?
A realidade pode ser muito diferente se pensarmos de um ponto de vista de uma comunidade ashkenazi normativa. Predominantemente brancos, temos todos os privilégios de um branco no Brasil, e dificilmente se reconhecem judeus na rua. No episódio de hoje vamos falar de uma visão bastante específica – quem são os judeus negros na comunidade judaica e como se posicionam sobre sua negritude.
Hoje temos três convidados, Gabriel Richards, Rebeca Regen e Maurício Korenchendler, que têm em comum o fato de serem negros e judeus.
Onde ouvir