Nos capítulos mais sombrios da história contemporânea – períodos de antissemitismo, colonialismo e fascismo – costuma-se olhar para os sonhos com desconfiança.
O ato de anular os sonhos parece acompanhar as experiências autoritárias, que se estabelecem a partir de um único sonho possível: suprimir “o outro”. Eliminar os classificados como inimigos.
Quais são, pois, os sonhos no Brasil de Bolsonaro? Quais sonhos parecem ameaçar o presidente? E mais, quais sonhos o bolsonarismo tem?
Essa será a discussão do Webinar “Fascismo, Antissemitismo, Sonhos e História”, nesta quinta-feira, 25/06, às 19:00.
Não precisa de inscrição para participar, basta acessar o link: https://bit.ly/webinarIBI
CONVIDADOS
Tales Ab’Sáber: Professor de Filosofia da Psicanálise da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro de Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae.
Omar Thomaz: Professor do Departamento de Pós-graduação em História e Antropologia na Unicamp e coordenador do Centro de Estudos em Migrações Internacionais da mesma universidade.
DEBATEDOR
Michel Gherman: Professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ e Diretor Acadêmico do Instituto Brasil-Israel.
MEDIAÇÃO
Denise Rocha: Mestranda em Antropologia Social pela Unicamp e pesquisadora associada do CEMI.