O Festival de Cinema Judaico da Hebraica começa no dia 4 e o tradicional Panorama Israel exibe, nesta edição, filmes brasileiros e israelenses.
Os destaques ficam para os longas:
De Volta ao Maracanã
Dirigido pelo brasileiro Jorge Gurvich o longa é uma história que aborda as relações familiares, com a Copa do Mundo como pano de fundo. Um avô brasileiro, um pai e um filho viajam de Israel para o Brasil, para assistir aos jogos do Mundial.
A Alma Imoral
O livro do rabino Nilton Bonder, sucesso no teatro brasileiro há mais de 13 anos, serviu de base para o documentário digirido por Sylvio Tendler. O filme questiona o que acontece quando o “corpo moral” – normalmente apontado como instrumento importante para a preservação da espécie humana – se torna estreito e passa a ser um obstáculo ao futuro da humanidade.
Outra História
Em seu novo filme, o aclamado diretor israelense Avi Nesher explora questões recorrentes sobre identidade judaica e religião. Na trama, a teimosa e obstinada Anati resolve de repente seguir a ortodoxia e marca seu casamento com um membro da comunidade ortodoxa de Jerusalém.
O Museu
O documentário traz um olhar sem precedentes aos bastidores do Museu de Israel em Jerusalém, considerado um filme não convencional, dirigido por Ran Tal é um dos documentaristas mais talentosos e criativos de Israel;
Não Ortodoxo
filme de abertura do Festival de Jerusalém deste ano, o longa trata de um viúvo, sem dinheiro e sem conexões, que incitado a agir quando sua filha é expulsa de uma prestigiada escola religiosa apenas por não ser ashkenazi, (judeus oriundos da Europa).
Programação completa aqui.