O Instituto Brasil-Israel apoia grupo de estudos recém-formado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC /SP), intitulado Laboratório Israel-Palestina (LIP). Com o objetivo de discutir temas relacionados à sociedade israelense e à sociedade palestina, a formação do grupo partiu do interesse dos próprios alunos pelo assunto.
Na página de Facebook do LIP, os alunos apresentam o laboratório como produto de um grupo formado por alunos para os alunos. “Nosso objetivo é trazer o tema de Israel e Palestina para a universidade, buscando informações e discussões a partir da perspectiva acadêmica. O intuito do LIP é juntar pessoas com diferentes visões sobre o tema, sem a intenção de produzir posicionamentos. Queremos abrir um espaço de diálogo, respeito, e estudo para proporcionar a reflexão e o debate”.
De acordo com o Coordenador-executivo do Instituto Brasil-Israel, Rafael Kruchin, o principal ponto que motivou o apoio às atividades do grupo foi a intenção deles de trazer diversos pontos de vista para compor as discussões, fugindo de narrativas únicas e de um pensamento binário.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Arial}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Arial; min-height: 14.0px}
span.s1 {font: 11.0px Arial}
Com encontros semanais, no segundo semestre de 2019, o grupo será coordenado por Michel Gherman, colaborador do IBI e coordenador do Núcleo de Estudos Árabes e Judaicos da UFRJ.