PRECISAMOS FALAR SOBRE ISRAEL E PALESTINA
Curso de formação do IBI
Segundas-feiras das 19h30 às 21h30 (uma das aulas será realizada, excepcionalmente, numa quarta-feira, 22/08)
De agosto a novembro
Taxa de inscrição: R$ 150
Público: 18 a 35 anos
Poucos temas têm ultrapassado, em volume e proporção, os estudos envolvendo Israel e Palestina. Entretanto, o assunto segue mal compreendido. O curso tem por objetivo, a partir de aulas com especialistas, promover reflexão sobre questões envolvendo as sociedades israelense e palestina, o conflito entre os povos e as percepções acerca desses temas na sociedade brasileira.
Programa:
13/08 – Sionismo é no plural: o movimento nacional judaico
Com Michel Gherman
Serão discutidas as origens e desenvolvimento do movimento nacional judaico e as várias leituras possíveis sobre o sionismo, historicamente e na atualidade.
22/08* – Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina
Com Muna Omran
Origens e desenvolvimento do movimento nacional palestino, do fundamentalismo islâmico aos projetos seculares de nação; tensões entre movimento nacional palestino e pan-arabismo. Será feita uma leitura da sociedade palestina a partir da discussão de sua diversidade, retomando alguns dos diferentes grupos ali presentes.
*aula excepcionalmente numa quarta-feira
27/08 – Israel X Palestina: o confronto de interpretações
Com Bernardo Sorj
O enfrentamento entre Israel e Palestina é um conflito militar e um conflito de interpretações, ambos fundamentais e que foram mudando conforme os desenvolvimentos históricos. A honestidade intelectual e a responsabilidade política exigem fugir de visões anacrônicas, enfrentando interpretações que se refugiam em moralismos abstratos e fanatismos nacionalistas e religiosos.
03/09 – A Palestina fica no Oriente Médio. Israel também.
Com Guilherme Casarões
Serão discutidas as tensões geopolíticas de um Estado judaico e democrático no contexto de um Oriente Médio cada vez mais turbulento.
17/09 – Multiculturalismo e identidades coletivas: velhas e novas rupturas na sociedade israelense
Com Marta Topel
De maneira a combater a visão de uma Israel monolítica, será feita uma leitura da sociedade israelense a partir da discussão de sua diversidade, retomando alguns dos diferentes grupos ali presentes.
24/09 – Nem genocídio, nem apartheid: o risco da excepcionalização de Israel
Com Omar Ribeiro Thomaz
Serão discutidos os problemas que envolvem tratar Israel como um país excepcional, sem que se possa pensá-lo como um país como qualquer outro.
01/10 – Alguém disse assimétrico? Simetria e assimetria no conflito entre israelenses e palestinos
Com Daniel Golovaty Cursino
Muito se fala da assimetria entre Israel e Palestina, seja pelo excesso de força dispendida frente os palestinos, seja por Israel ser o único Estado judaico em meio a dezenas de países árabes e muçulmanos. Será discutida a possibilidade de se pensar a relação entre israelenses e palestinos tanto em sua dimensão simétrica como assimétrica, buscando a elucidação da natureza complexa do conflito, para que possam ser desfeitas as confusões conceituais e políticas que bloqueiam suas possibilidades de resolução.
08/10 – Afinal, o que você chama de ocupação?
Com Karina Calandrin
Discussão sobre os territórios palestinos ocupados por Israel e as tensões e contradições entre as narrativas que concebem a ocupação ora em 1948, ora em 1967.
15/10: From the river to the sea: Hamas e o fundamentalismo islâmico na Palestina
Com Samuel Feldberg.
Discussão acerca dos projetos políticos e religiosos do Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza, e a transformação nas estratégias de combate a Israel.
22/10: Boicote! Estratégias dos movimentos que buscam isolar Israel e a luta por direitos na Palestina
Com Daniel Douek
Serão discutidas as origens e estratégias dos movimentos de boicotes no mundo, de maneira ampla, e, especificamente, dos movimentos de boicote a Israel, avaliando-se o seu potencial de influenciar os rumos do conflito entre israelenses e palestinos.
29/10 – Verdade ou fake news? A cobertura da imprensa sobre os conflitos no Oriente Médio e o impacto das redes sociais na difusão das informações
Com professor a confirmar
Serão discutidas as formas contemporâneas de produzir e propagar notícias e o modo como tais formas interferem nas percepções sobre os conflitos do Oriente Médio pela opinião pública no Brasil.
05/11 – Israel e Palestina nos setores progressistas da sociedade brasileira
Conversa com acadêmicos, jornalistas e ativistas que viajaram para Israel e Palestina