Indicada para sete prêmios Tony Awards, a peça “Oslo”, de J. T. Rogers, em cartaz em Nova York, leva o público de volta aos bastidores das negociações de paz feitas em 1993. Os acordos foram selados perante o mundo, quando o primeiro-ministro Yitzhak Rabin de Israel e o líder palestino Yasir Arafat deram as mãos no gramado da Casa Branca.
Os personagens protagonistas são um casal da Noruega que viveu a experiência no Oriente Médio e pensou que poderia ser capaz de negociar um acordo: Terje Rod-Larsen, um cientista social, e sua esposa, Mona Juul, funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.
O correspondente do NYTimes Clyde Haberman – que cobriu as negociações – assistiu o espetáculo e dá seu depoimento ” Pude, brevemente, invocar uma sensação há muito perdida em relação a israelenses e palestinos: esperança. Na verdade, pareceu possível que essas duas tribos em guerra pudessem descobrir como viver lado a lado no que poderia razoavelmente ser chamado de paz”.
Confira a crítica completa e original aqui: https://www.nytimes.com/2017/05/10/theater/seeing-oslo-remembering-hope.html?_r=0