Noticias • Rafael Kruchin falou sobre a diversidade da comunidade judaica e da sociedade israelense ao EAPPI Brasil

Rafael Kruchin falou sobre a diversidade da comunidade judaica e da sociedade israelense ao EAPPI Brasil

| Categoria: Política
Whatsapp

Rafael Kruchin, coordenador executivo do IBI, falou, por indicação da Confederação Israelita do Brasil - CONIB,  aos voluntários do EAPPI Brasil (PAEPI) sobre a heterogeneidade da comunidade judaica brasileira e sobre a complexidade e diversidade da sociedade israelense. 

O EAPPI, Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e Israel, é um programa do Conselho Mundial de Igrejas que leva monitores internacionais de direitos humanos para Israel e Palestina. Desde 2002, o programa levou mais de 1.800 acompanhantes ecumênicos para a região. 

Um dos temas abordados foi a recente entrada de Israel na pauta política brasileira. Segundo Kruchin, "para fazermos uma reflexão das visões sobre Israel no Brasil, é necessário falar também do nosso contexto, que é de um governo específico, num contexto social e político também específicos".

“As ideias sobre Israel saem de lá, são importadas mundo afora e ressignificadas conforme os contextos sociais e políticos locais, de cada país. Ou seja, em muitos casos, o que se pensa ‘aqui’ sobre ‘lá’, tem muito mais a ver com o que acontece ‘aqui’ do que com o que acontece ‘lá’”, completa.  

Rafael concluiu a palestra trazendo à tona o fato de Israel e os judeus serem muito mais complexos e plurais do que se faz perceber na atual conjuntura da polarização política. Dentro e fora da comunidade judaica. À esquerda e à direita. 

Inscreva-se