Noticias • IBI dá início ao seu curso de formação no Rio de Janeiro

IBI dá início ao seu curso de formação no Rio de Janeiro

Por IBI | Categoria: Política
Whatsapp
Primeira aula do curso de formação do IBI no Rio de Janeiro com a professora Janaína Perrayon

Sexta-feira passada (17/08) o IBI iniciou seu curso de formação “Israel e Palestina: entre conflitos e narrativas” no Rio de Janeiro.

No esforço de pensar a questão palestino-israelense sem tratá-la como algo absolutamente excepcional e particular, a primeira aula, cujo tema era “Colonialismo, Imperialismo e Pós-colonialismo”, foi ministrado pela Professora Janaína Perrayon.

Ela enfatizou a historicidade do imperialismo em sua formação no século XIX, profundamente relacionada com as transformações econômicas ocorridas na Europa devido à crescente industrialização. Ademais, propôs uma reflexão sobre os impactos subjetivos do colonialismo e como foi decisivo pra sua legitimação o discurso de superioridade europeia. Mas isso sem deixar de afirmar as próprias formas de agência, resistência e criação das sociedades colonizadas.

Assim, foi dado o pontapé inicial para a compreensão da questão palestino-israelense em diálogo com seu tempo e no seio da modernidade e seus profundos impactos. Trata-se de pensar com essas questões gerais para então descobrir suas especificidades, mas não sua excepcionalidade. Assim espera-se renovar e ampliar o debate, nunca fechá-lo.

Nesta sexta (24/08), o curso tem prosseguimento com a aula do Professor Fernando Brancolli, intitulada “Formação e tensões geopolíticas no Oriente Médio”.

Inscreva-se