Noticias • Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo

Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo

Por IBI Fonte Folha de S. Paulo | Categoria: Política
Whatsapp
Bill Clinton, Yitzhak Rabin e Yasser Arafat na cerimônia de assinatura dos Acordos de Oslo, em 1993 - J. David Ake - 13.set.93/AFP

A Folha de S. Paulo publicou, nesta quarta-feira, 13 de setembro, um artigo do colaborador do IBI, Guilherme Casarões, sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo.

Casarões, que é professor da FGV-EAESP, iniciou o texto lembrando que o assinatura do acordo, há exatos 25 anos, foi o momento em que os palestinos e israelenses chegaram mais perto de uma reconciliação. Porém, não só o conflito não chegou perto do fim, como a situação se agravou. O colaborador do IBI analisa a conjuntura geopolítica atual e defende que, atualmente, a esperança por uma retomada nas negociações de paz está nas sociedades civis israelense e palestina, e não na vontade política:

"Surpreendentemente, a esperança está justamente numa sociedade civil que parece florescer em meio ao medo e ao desencanto. Há israelenses e palestinos, portadores deste 'espírito de Oslo', trabalhando em grupos de tamanhos variados e refletindo seriamente sobre as possibilidades para a paz. Deles, poderão surgir lideranças capazes de reorganizar o processo de paz. Ao contrário de Oslo, esse é um processo lento, gradativo e potencialmente doloroso. Mas talvez seja o único caminho para que a primavera israelo-palestina possa finalmente nascer."

Leia o artigo na íntegra aqui

Inscreva-se