Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo

A Folha de S. Paulo publicou, nesta quarta-feira, 13 de setembro, um artigo do colaborador do IBI, Guilherme Casarões, sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo.

Casarões, que é professor da FGV-EAESP, iniciou o texto lembrando que o assinatura do acordo, há exatos 25 anos, foi o momento em que os palestinos e israelenses chegaram mais perto de uma reconciliação. Porém, não só o conflito não chegou perto do fim, como a situação se agravou. O colaborador do IBI analisa a conjuntura geopolítica atual e defende que, atualmente, a esperança por uma retomada nas negociações de paz está nas sociedades civis israelense e palestina, e não na vontade política:

“Surpreendentemente, a esperança está justamente numa sociedade civil que parece florescer em meio ao medo e ao desencanto. Há israelenses e palestinos, portadores deste ‘espírito de Oslo’, trabalhando em grupos de tamanhos variados e refletindo seriamente sobre as possibilidades para a paz. Deles, poderão surgir lideranças capazes de reorganizar o processo de paz. Ao contrário de Oslo, esse é um processo lento, gradativo e potencialmente doloroso. Mas talvez seja o único caminho para que a primavera israelo-palestina possa finalmente nascer.”

Leia o artigo na íntegra aqui

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo