Noticias • Entenda o polêmico caso de Ahed Tamimi

Entenda o polêmico caso de Ahed Tamimi

Por IBI | Categoria: Política
Whatsapp

Quem acompanha o noticiário israelense se deparou, no último mês, com uma enxurrada de notícias sobre a jovem palestina Ahed Tamini, detida pelas autoridades israelenses após agredir com socos um soldado na Cisjordânia.
A fim de procurar esclarecer a situação, o IBI juntou materiais sobre o caso que é usado pelos vários lados do conflito para justificar suas narrativas.
Ahed Tamimi nasceu na vila de Nabi Saleh, localizada na Cisjordânia. Sua família costuma participar de protestos contra a presença do exército na região. Não é a primeira vez que a garota enfrenta soldados israelenses. Aos 12, ficou conhecida por um vídeo que viralizou na web, no qual confronta soldados. Agora, enfrenta 12 acusações junto à corte militar israelense, entre elas agressão e lançamento de pedras.

O que dizem ativistas palestinos e setores da sociedade israelense contrários à detenção de Tamimi?

Ativistas contra a ocupação apelidaram Ahed Tamimi de Joan D’Arc, fazendo alusão à sua jovem força feminina. Afirmam que a menina estava resistindo contra o exército, que queria usar a casa de sua família para posicionar suas tropas. Argumentam, também, que Israel prende crianças palestinas de forma sistemática.

O que dizem aqueles que defendem a detenção de Tamimi? 

Organizações de advocacy israelenses apelidaram Ahed Tamimi de Shirley Temple, fazendo alusão à atriz mirim de Hollywood. Afirmam que a garota teria 18 anos - portanto, maior de idade - e que palestinos usam crianças para provocar soldados e filmar a reação deles. Argumentam, assim, que ativistas palestinos fazem uso político da imagem de Tamimi como forma de propaganda para deslegitimar Israel. E, finalmente, que membros de sua família estiveram envolvidos em ataques terroristas contra israelenses.
Veja as as últimas matérias e artigos da imprensa israelense e internacional:

G1:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/adolescente-palestina-que-agrediu-soldados-de-israel-e-acusada-de-agressao.ghtml
HAARETZ:
https://www.haaretz.com/opinion/.premium-1.832939
https://www.haaretz.com/opinion/editorial/1.832663
https://www.haaretz.com/opinion/mother-of-israeli-suicide-bombing-victim-do-not-free-my-daughter-s-murderer-1.390197
https://www.haaretz.com/opinion/.premium-1.831873
BICOM:
http://www.bicom.org.uk/media_summary/bicom-ceo-sorene-discusses-tamimi-case/
JERUSALEM POST:
http://www.jpost.com/Opinion/COLUMN-ONE-Facing-a-Tamimi-government-520303
NYTIMES:
https://www.nytimes.com/2017/12/22/world/middleeast/israel-palestinians-video-ahed-tamimi.html

Inscreva-se