Uri Avinery morre aos 94, em Tel Aviv

Morreu nesta segunda-feira (20/08) em Tel Aviv, aos 94 anos, o ativista pela paz Uri Avnery.

Veterano da guerra de 1948, Avineri cresce como jabotinkiano na Alemanha pré-nazismo e assim chega a Palestina. Luta, se fere na guerra e se transforma em um ativista pela paz com os palestinos. Se transforma em um jornalista, talvez no mais importante jornalista da história de Israel. Ao fundar a revista Há olam ha  ze, ele se compromete com a atividade que vai acompanhá-lo na vida inteira: um contador de histórias.

Fundador do movimento Gush Shalom, foi um dos primeiros israelenses a defender ativamente a ideia do estabelecimento de um Estado palestino como solução para o conflito entre árabes e judeus, há mais de 70 anos.

Avnery também foi pioneiro no contato com a Organização de Libertação da Palestina (OLP), em 1974, o que levou à fundação do Conselho Israelense para a Paz Israelense-Palestina, no ano seguinte.

Em julho de 1982, no auge da primeira guerra do Líbano, Avnery encontrou-se com o chefe da OLP, Iasser Arafat, em Beirute. Era a primeira vez que israelenses se reuniam com o líder palestino.

Na ocasião, ele disse: “O fato de estarmos aqui no meio dessa guerra terrível é um sinal de que no futuro nossos dois povos encontrarão uma solução para coexistir. Palestinos e israelenses. Acredito que haverá um Estado palestino ao lado de Israel e ambos os lados viverão juntos em paz em dois países que, pouco a pouco, desenvolverão boas relações de vizinhança”.


Antes de morrer, Avnery pediu para que seus arquivos fossem encaminhados à Biblioteca Nacional de Israel e seu dinheiro doado para o ativismo pela paz.


 Uri Avnery com o líder palestino Yasser Arafat em Beirute, Líbano, em 1982. Foto: Anat Saragusti.

 Uri Avenry e o primeiro primeiro-ministro de Israel, David Ben Gurion. Foto: Uri Avnery Archive.


Saiba mais

Uri Avnery, Veteran Peace Activist and Among First Israelis to Meet Arafat, Dies at 94

How Uri Avnery, the First Champion of the Two-state Solution, Laid the Foundations for Political Dissent in Israel

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo