Noticias • Seminário sobre Israel e Palestina reúne 200 pessoas na PUC-Rio

Seminário sobre Israel e Palestina reúne 200 pessoas na PUC-Rio

Por IBI | Categoria: Noticias
Whatsapp
Auditório da PUC-Rio durante o evento.

Realizado na última quarta-feira, 13/06, o seminário "70 Anos de 1948: entre a Independência e a Tragédia" reuniu cerca de 200 pessoas na PUC-Rio. Composta por quatro mesas de debates, a programação contou com a participação dos professores Ana Maria Raietparvar, Bernardo Sorj, Elisa Goldman, Fernando Brancoli, Leonardo Avritzer, Marcio Scalercio, Michel Gherman, Monica Herz,  Omar Ribeiro Thomaz, Carla Habif, Pedro Cunca Bocayuva e Raslan Ibrahim,abordou temas como narrativas nacionais, os acordos de Oslo, segurança e garantia de direitos.

O evento foi organizado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ.




70 Anos de 1948: entre a Independência e a Tragédia

O ano de 2018 expressa uma referência importante para todos que estudam as relações no Oriente Médio. Após o estabelecimento do Plano de Partilha da Palestina pela Assembleia Geral da ONU em 1947, eclodiu a chamada Guerra de 1948, cujos efeitos se mostram presentes até hoje. Para os israelenses, este marco representa sua independência e a formação de um Estado. Para os palestinos, este marco representa a Nakba (Tragédia, na língua árabe), pela derrota na guerra e pelos fenômenos de expulsão e exílio. 70 anos depois, as questões ainda se mostram pertinentes, vista a permanência de tensões e contradições na região.

Mesa 1 - Memórias em Disputa: Palestinos e Israelenses/Narrativas nacionais palestina e judaica
Ana Maria Raietparvar, Leonardo Avritzer e Michel Gherman

Mesa 2 - 25 anos dos Acordos de Oslo
Bernardo Sorj, Elisa Goldman e Omar Ribeiro Thomaz

Mesa 3 - Conflito Palestino-Israelense: Segurança e Garantia de Direitos
Fernando Brancoli, Marcio Scalercio e Monica Herz

Mesa 4 - Direitos Humanos e Refugiados
Carla Habif, Pedro Cunca Bocayuva e Raslan Ibrahim

Inscreva-se