Questões da mulher no Oriente Médio foi tema debatido no Rio

Na sexta-feira dia 15/06 o NIEJ-UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ) organizou o evento “As questões da mulher no Oriente Médio”. 

O encontro buscou promover debates frequentemente marginalizados e marcados por visões preconceituosas. No lugar de simplesmente vitimizar as mulheres dessa região, discutiu-se as diferentes formas pelas quais elas se mobilizam, constroem suas subjetividades e lutam por direitos. Reconhece-se assim, portanto, as múltiplas formas do feminismo e de ser mulher.

A primeira mesa, composta por Muna Omran (UFF) e Karina Arroyo (UERJ), se concentrou nas lutas feministas no Líbano e no Irã, mostrando suas possibilidades tanto no campo secular quanto no campo religioso.

A segunda mesa, composta por Monique Sochaczewski (ECEME) e Paula Sandrin (PUC), teve como tema central as questões de gênero na formação nacional de Israel e da Turquia, debatendo os papéis e símbolos de gênero articulados em cada contexto, em especial em seus respectivos exércitos. Deste modo, as interações complexas entre gênero, nação, violência e religião estiveram em evidência. A promoção de determinados símbolos ou políticas de gênero por vezes tem seu uso instrumentalizado em favor da nação ou da religião, moldando esta pauta a seu favor. Em outros momentos, ao contrário, as mulheres também foram capazes de transformar espaços tradicionais como forma de promover sua própria agenda de conquista de direitos.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo