Para Daniel Feldmann, o combate ao antissemitismo e à islamofobia deve ser feito mutuamente

No dia 03.10, Daniel Feldmann ministrou a primeira aula do curso “Definindo Israel: geopolítica e identidades múltiplas”, uma parceria do IBI com a Unibes Cultural.

Na aula, intitulada “Conflito e narrativas sobre Israel e o Oriente Médio: uma abordagem crítica ao antissemitismo e à islamofobia”, Feldmann trouxe um debate sobre o antissemitismo e a islamofobia dentro do contexto israelense, do conflito israelo-palestino e do Oriente Médio de maneira geral. 

Tratando das origens do antissemitismo moderno e do preconceito contra árabes e muçulmanos, dois fenômenos que surgem na Europa ocidental no século XIX, discutiu-se a permanência desse fenômeno nos dias de hoje, levando em conta o atual cenário global de aumento da intolerância, do racismo e da xenofobia. 

Segundo o professor, tanto o antissemitismo como a islamofobia incidem nas questões que envolvem Israel e o conflito. Ou seja, o combate a essas duas formas de preconceito é central para qualquer perspectiva de paz entre os povos que vivem no Oriente Médio. 

Para Feldmann, ambas as formas de preconceito estão entrelaçadas. Por isso, defende que o combate ao antissemitismo e à islamofobia só pode ser eficaz se feito mutuamente.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 16.0px Helvetica}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 16.0px Helvetica; min-height: 19.0px}
span.s1 {font: 15.0px ‘PT Sans’}

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo