Panelaço em Israel

A onda de panelaços parece ter chegado a Israel! E o tema dos protestos não é tão diferente daqueles que acontecem no Brasil. Hoje, às 17h00, pessoas estão combinando de sair às janelas e às varandas com panelas e faixas em defesa da democracia e do Supremo Tribunal de Israel.

O motivo?

A nova maioria do parlamento pretende substituir o atual presidente da Knesset (o parlamento israelense) visando aprovar leis sobre combate à corrupção e em defesa da democracia no país. Porém, o atual presidente do parlamento, o deputado Yuli Edelstein (Likud), se opôs à sua própria substituição. Por isso, deputados da nova maioria apelaram ao supremo, que decidiu que a eleição para a presidência da Knesset deveria ser marcada até quarta-feira.

Ministros e outros membros do Likud, partido de Benjamin Netanyahu, peitaram a decisão do Supremo convocando Yuli Edelstein a não aceitar a deliberação da maior corte de justiça de Israel. Para os manifestantes de hoje, isso constitui uma ameaça às instituições e à democracia, e por isso farão vibrar o som de suas panelas.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo