Palestinos celebram o Dia da Terra

Palestinos em todo o mundo celebram hoje o Dia da Terra, uma das datas mais importantes do calendário civil palestino. Lembrada desde 1976 – quando seis árabes-israelenses que protestavam contra a expropriação de terras na Galileia foram mortos –, a data incorporou uma série de celebrações que trazem à tona a luta dos palestinos por seu Estado.

O dia é marcado de maneiras distintas nas várias regiões da chamada Palestina Histórica. Em Gaza, as manifestações costumam ser na fronteira com Israel (muitas vezes violentas), e a luta é pelo fim do Estado judeu e pelo direito de retorno dos palestinos para cidades israelenses das quais tiveram que sair em 1948. Já em Israel, as manifestações têm mais relação com a aquisição de direitos políticos por parte das minorias árabes no país.

No entanto, com a crise do coronavírus e a consequente quarenta, tudo vai ser diferente. Ações nas redes sociais e bandeiras nas janelas vão substituir as tradicionais manifestações e aglomerações na comemoração do 44º aniversário do Dia da Terra.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo