Noticias • Os grupos étnicos que compõem a sociedade israelense é tema da segunda aula do curso do IBI na Unibes

Os grupos étnicos que compõem a sociedade israelense é tema da segunda aula do curso do IBI na Unibes

| Categoria: Noticias
Whatsapp

No dia 17/10,  Michel Gherman ministrou a terceira aula do curso do IBI em parceria com a Unibes Cultural. Intitulada “A sociedade Israelense: os grupos étnicos que a compõem”, a discussão trouxe à tona a multiplicidade de grupos que formam o mosaico étnico israelense. 

Um dos pontos de destaque da aula foi a diversidade que existe entre os judeus israelenses. Gherman chamou atenção para a história da imigração dos judeus sefaradim e mizrahim, oriundos do norte da África e de países do Oriente Médio, que não correspondiam ao ideal dos judeus oriundos da Europa central e oriental (ashkenazim), os WASPs de Israel, hegemônicos nas primeiras décadas do Estado. 

O professor de história da UFRJ evidenciou que, diferente do que pensa o senso comum, além dos palestinos, grupos judaicos minoritários também reivindicaram seus direitos durante a história de Israel. Michel destacou o movimento dos Panteras Negras israelenses e o movimento dos judeus negros etíopes, que fizeram manifestações por todo o país recentemente, ecoando o movimento norte-americano Black Lives Matter.


Inscreva-se