Nem todo boicote é igual

Confusões entre demandas justas e projetos injustos estão entre os principais motores do conflito entre israelenses e palestinos.

Por vezes, é o governo de Israel que promove a confusão entre a demanda justa pela segurança dos cidadãos israelenses e o projeto injusto de ampliação das fronteiras do Estado.

Outras vezes, são as lideranças palestinas e ativistas do movimento de boicote, desinvestimento e sanções (BDS) que promovem a confusão entre a demanda justa por liberdade do povo palestino e o projeto injusto de destruição de Israel.

É necessário desfazê-las para que se possa encontrar soluções que tornem possível a convivência entre os povos, com segurança e liberdade.

Se engana quem acha que a decisão da Ben & Jerry’s de suspender a venda de seus produtos nos Territórios Palestinos Ocupados é um boicote contra o Estado de Israel. Algumas reações apressadas e apaixonadas chegaram a qualificá-la, inclusive, como sendo antissemita. Mas nem todo o boicote é igual. Ao diferenciar o Estado de Israel dos territórios palestinos, reconhecendo a legitimidade do país e a injustiça da ocupação, a empresa afasta-se do BDS e alinha-se ao princípio da solução de dois Estados para dois povos, como preconizado pelas Nações Unidas desde 1947.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo