Nacionalismo Palestino é tema da aula de Denise Rocha, em SP

Dando continuidade ao curso de formação do IBI, “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, Denise Rocha, mestranda em Antropologia Social pela Unicamp, ministrou a segunda aula, na última quinta-feira (09/05), cujo tema foi “Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina”.

Para responder ao questionamento, a professora estabeleceu referenciais históricos de eventos ocorridos na Europa e no Oriente Médio que são importantes para abordar a criação do Estado de Israel e a Nakba Palestina. A partir daí, foram apresentadas as três grandes fases dos nacionalismos palestinos, marcadas pelos movimentos políticos que se constituíram como seus principais atores: o Movimento dos Nacionalistas Árabes, o Fatah e o Hamas.

Ao todo, a professora apresentou um panorama do desenvolvimento dos nacionalismos palestinos, buscando relacionar o surgimento de cada um dos movimentos nacionais mencionados ao contexto histórico específico em que ele estava imerso. Poesias de Mahmoud Darwish deram aporte para, dentro de um contexto político, produzir reflexões sobre sentimento nacional e lançar um breve olhar sobre a dimensão humana da questão Palestina

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo