Noticias • Nacionalismo Palestino é tema da aula de Denise Rocha, em SP

Nacionalismo Palestino é tema da aula de Denise Rocha, em SP

| Categoria: Noticias
Whatsapp

Dando continuidade ao curso de formação do IBI, “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, Denise Rocha, mestranda em Antropologia Social pela Unicamp, ministrou a segunda aula, na última quinta-feira (09/05), cujo tema foi “Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina”.

Para responder ao questionamento, a professora estabeleceu referenciais históricos de eventos ocorridos na Europa e no Oriente Médio que são importantes para abordar a criação do Estado de Israel e a Nakba Palestina. A partir daí, foram apresentadas as três grandes fases dos nacionalismos palestinos, marcadas pelos movimentos políticos que se constituíram como seus principais atores: o Movimento dos Nacionalistas Árabes, o Fatah e o Hamas.

Ao todo, a professora apresentou um panorama do desenvolvimento dos nacionalismos palestinos, buscando relacionar o surgimento de cada um dos movimentos nacionais mencionados ao contexto histórico específico em que ele estava imerso. Poesias de Mahmoud Darwish deram aporte para, dentro de um contexto político, produzir reflexões sobre sentimento nacional e lançar um breve olhar sobre a dimensão humana da questão Palestina

Inscreva-se