Na semana dos 25 anos do assassinato de Yitzhak Rabin, Instituto Brasil-Israel exibe filmes sobre sua biografia e legado político

Na semana em que completam-se 25 anos do assassinato de Yitzak Rabin, o Instituto Brasil-Israel apresenta mostra de dois filmes para lembrar a história do primeiro ministro de Israel e Prêmio Nobel da Paz. 

A personalidade e o legado de Yitzhak Rabin são apresentados e discutidos nos dois documentários que o IBI escolheu para exibir, do dia 4 ao dia 8 de novembro. Com curadoria de Daniela Wasserstein, os longas “Diários de Oslo”, de Mor Loushy e Daniel Sivan, e “Rabin em suas próprias palavras”, de Erez Laufer estarão disponíveis, gratuitamente, através da plataforma Cinebytedatatix, por meio de cadastro. O período de exibição será finalizado com o webinar “Quando o cinema encontra a história”, com a participação do diretor Erez Laufer e do professor Michel Gherman. Para a curadora da mostra, “são dois documentários fundamentais para entender o momento histórico que se enfrentava, 25 anos atrás. Revisitar, homenagear e avaliar a trajetória de grandes líderes são formas de questionar e refletir para onde queremos ir, quais os rumos serão tomados em tempos atuais”.

O documentário “Diários de Oslo” mostra os bastidores do grupo de israelenses e palestinos que se reuniram secretamente em Oslo, Noruega, para discutir o processo de paz no Oriente Médio, no início dos anos 90, sob a liderança de Rabin e Yasser Arafat. Já “Rabin por suas próprias palavras” apresenta o lado mais pessoal do primeiro ministro. A cinebiografia é contada por meio de muitos depoimentos, cartas e registros do próprio Rabin.

Serviço
Mostra “25 anos sem Rabin”
Exibição dia 04 a 08/11
“Diários de Oslo”,  de Mor Loushy e Daniel Sivan
“Rabin em suas próprias palavras”, de Erez Laufer
Link de acesso: http://cinebyte.datatix.com.br/

Leave a reply

1 × três =