Noticias • Muna Omran fala sobre os nacionalismos árabe e palestino na segunda aula do curso de formação do IBI

Muna Omran fala sobre os nacionalismos árabe e palestino na segunda aula do curso de formação do IBI

| Categoria: Noticias
Whatsapp

A segunda aula do  curso de Formação do IBI “Precisamos falar sobre Israel e Palestina” aconteceu na quarta-feira, dia 22/08. A professora convidada, Muna Omran, do Rio de Janeiro, abordou o desenvolvimento da consciência nacional no mundo árabe, o Pan-Arabismo e o Pan-Islamismo. 

Ao longo da aula, Muna tratou das transformações que o Império Otomano sofreu ao longo do século XIX, trazendo à tona elementos que serviram de base para o surgimento e desenvolvimento do pensamento político árabe. Para tanto, a Professora tratou de temas que foram desde a história de Maomé, que resultou no Alcorão, até as revoluções que ocorreram no Oriente Médio.

Entre outras coisas, Muna explicou a formação do pensamento político dos cristão árabes e abordou o surgimento do pan-Arabismo e do pan-Islamismo, mostrando suas diferenças e semelhanças e suas distintas trajetórias durante sua história, até os dias de hoje. 

Por fim,  Muna abordou o nacionalismo Palestino. Recuperou o movimento anti-ocidental no Oriente Médio e seu acirramento com a criação de Israel e com a derrota dos países árabes na guerra ao recém-criado Estado judeu, em 1948. Segundo a professora, a derrota resultou na demonização obsessiva de Israel pelos nacionalistas árabes e na reafirmação do nacionalismo palestino.

Ao final da aula, as perguntas iniciaram uma discussão sobre a realidade dos vários países árabes do Oriente Médio, sobre o grupo Hamas e Hezbollah (como se posicionam em relação a sociedade israelense) e sobre a legitimidade e inserção dos palestinos em outros países árabes. 

A próxima aula será "Israel X Palestina: O confronto de interpretações" com Bernardo Sorj, na segunda-feira (27/08).

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande um WhatsApp para 94910-2149

Inscreva-se