Noticias • Michel Gherman ministra aula inaugural do curso do IBI, em SP

Michel Gherman ministra aula inaugural do curso do IBI, em SP

| Categoria: Noticias
Whatsapp

Na última quinta-feira, dia 02/05, teve início a segunda edição do curso de formação “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, com aula inaugural do colaborador do IBI Michel Gherman. Também coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ, ele abordou o tema “De quem é o Oriente Médio?”.

A aula foi aberta com uma discussão sobre historiografia e o impacto do Holocausto na produção da História, em homenagem ao Dia de Memória do Holocausto, celebrado na mesma data da aula. Após essa abertura, o historiador e antropólogo contextualizou o surgimento do sionismo como desdobramento dos movimentos de iluminismo e emancipação judaicas na Europa do século XIX, destacando a pluralidade de visões e identidades sionistas já desde sua origem.

Gherman discutiu em seguida a formação dos nacionalismos, tanto judaico quanto palestino, enfatizando o papel dos mitos fundacionais na produção de identidades nacionais. Por exemplo, assim como há quem diga que “não existe povo palestino”, que isso se trataria de uma invenção, também o povo judeu — assim como todos os outros povos no mundo — seriam “invenções”, construções coletivas.

Na aula “Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina”, a professora Denise Rocha aprofundará o debate sobre o nacionalismo palestino.

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande uma mensagem de WhatsApp para (11) 94910-2149.

Inscreva-se