Noticias • Matias Spektor discute o conceito de terrorismo em curso do IBI, em SP

Matias Spektor discute o conceito de terrorismo em curso do IBI, em SP

| Categoria: Noticias
Whatsapp

Sob o questionamento “Terrorismo ou resistência”?, o professor Matias Spektor, docente da FGV, ministrou a aula da última quinta-feira, dia 23 de maio, no curso de formação do IBI, em São Paulo. Dentro da proposta do curso intitulado “Precisamos falar sobre Palestina e Israel”, em sua segunda edição na capital paulistana, o professor fez um enquadramento histórico-político para apresentar alguns conceitos.

Partindo da premissa de que nem todo ato terrorista é injusto, recorrendo a exemplos de conflitos internacionais ao longo da história mundial recente, Spektor apresentou algumas das principais condutas e normas internacionais usadas para identificar sob que circunstância um ato terrorista pode ser considerado justo, segundo os princípios de proporcionalidade e a devida discriminação entre combatentes e civis (não combatentes). A abordagem do professor se baseou sobretudo na ideia de terrorismo e na teoria da guerra justa, traçadas em “Guerras Justas e Injustas”, obra clássica do filósofo político norte-americano Michael Walzer.

Diferentes contextos, teorias e cenários foram apresentados ao longo da aula para pontuar que, quando falamos em ato terrorista, precisamos analisar caso a caso, inclusive considerando os conflitos entre Israel e Palestina. 

Inscreva-se