Marta Topel fala sobre multiculturalismo na sociedade israelense na Casa do Saber

A segunda aula do curso em parceria com o IBI, ministrada por Marta Topel, na última segunda-feira, 23/07, abordou as ondas migratórias e a política de integração dos diversos grupos que compõem a sociedade israelense. 

A professora falou sobre a origem do sionismo e as principais ondas migratórias: suas diferenças e impactos na história do Estado de Israel. 

“As rixas políticas que existem hoje em Israel são entre os ‘netos’ dos ideólogos fundadores do Estado. Bibi Netanyahu é ‘neto’ de Zeev Jabotinsky, que foi um líder da direita. Ehud Barak é a ‘encarnação’ de Ben Gurion, primeiro ministro de Israel que tinha uma visão estadista. Os colonos fundamentalistas também têm seu pai fundador nessas primeiras cinco grandes aliot”, explicou.  

A socióloga e antropóloga também fez a distinção entre os judeus sefaraditas (da península ibérica e norte da África), asquenazitas (leste europeu) e orientais (Oriente Médio), lembrando também que, em Israel, desde 1948, há uma minoria de 20% da população composta por palestinos que possuem cidadania israelense, os árabes-israelenses. 

Topel finalizou o encontro destacando que, atualmente, uma das principais tensões observadas na sociedade israelense se dá entre os judeus seculares e ortodoxos.

A próxima aula do curso “Israel: trajetórias e Perspectivas” acontecerá na segunda-feira, 30/07, a ser ministrada por Guilherme Casasões, com o tema “Um Estado Judeu no Oriente Médio”. 

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para  contato@idip.com.br ou um whatsAPP para 949102149.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo