Noticias • LIP e Coletivo NegraSô promovem a palestra "Múltiplas diásporas: uma perspectiva africana, palestina e judaica"

LIP e Coletivo NegraSô promovem a palestra "Múltiplas diásporas: uma perspectiva africana, palestina e judaica"

| Categoria: Noticias
Whatsapp

No dia 16/10, o Laboratório Israel-Palesina (LIP) e o coletivo NegraSô, ambos da PUC-SP, promoveram o evento “Múltiplas diásporas: uma perspectiva africana, palestina e judaica”. A mesa contou com Carla Cristina Garcia (PUC-SP), Liliane Braga (PUC-SP), Michel Gherman (IBI/NIEJ) e Paula Carolina de Andrade Carvalho (UNIFESP). 

As discussões propostas envolveram falas sobre a diáspora dos povos africanos pelo Brasil, a diáspora palestina e judaica pelo mundo e as diferentes percepções sociais sobre esses processos. Discutiu-se também a situação de grupos diaspóricos hoje, como vivem, como foram ou deixaram de ser integrados nas diferentes sociedades, e como afirmam suas identidades a partir da relação que estabelecem com a diáspora e seu local de origem. Por fim, Carla Cristina Garcia, estudiosa das teorias feministas, fez um recorte transversal de gênero nos processos migratórios e de absorção de imigrantes. 

Segunda Alexandra Nigri, integrante do Laboratório Israel-Palestina, “o que o LIP e o NegraSô realizaram é inédito. Esse diálogo no ambiente acadêmico entre judeus, palestinos e afro-descendentes é extremamente potente. Pensar as diásporas não se limita apenas ao campo do conhecimento, é também um ato político. Se encarregar de nossas identidades e histórias é um direito de nós todos, e podemos nos fortalecer exercendo-o juntos”.

O evento foi transmito ao vivo. Acesse o link clicando aqui. 

Para saber mais da iniciativa de ambos os grupos, é só acessar a página do facebook do LIP e do coletivo NegraSô. 


Inscreva-se