Lideranças políticas têm afastado cada vez mais palestinos e israelenses de uma solução, afirma Márcio Scarlécio

Dando continuidade ao curso de formação do IBI “Israel e Palestina: Entre conflitos e narrativas”, realizado no Rio de Janeiro, o professor Márcio Scarlécio, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, ministrou a aula do dia 03 de julho. Especialista em conflitos armados, o Scarlécio falou a respeito dos acordos de paz, de geopolítica e segurança da região.
O docente traçou um amplo panorama da geopolítica do Oriente Médio e do surgimento de diversos países na região, como a Arábia Saudita, a Síria e a Jordânia. Em seguida, por meio de um sistema de perguntas e respostas feito com os alunos, ele falou também sobre o surgimento de Israel em meio aos árabes e os principais obstáculos para a paz.
Por fim, Scarlécio falou sobre a tática adotada para as negociações de paz dos Acordos de Oslo, em uma lógica definida por ele como “comendo pelas beiradas”, ou seja, em que foram definidos temas mais fáceis e secundários antes de entrar em questões mais centrais.
Para ele, os acordos de Oslo fracassaram por questões políticas que vieram após a assinatura do mesmo.”As lideranças políticas de palestinos e israelenses durante todo o século XXI têm afastado cada vez mais os lados do conflito de uma solução”.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo