Noticias • Israel é tema de questão no Enem

Israel é tema de questão no Enem

| Categoria: Noticias
Whatsapp

Mais uma vez, Israel foi tema de uma pergunta no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. A questão trazia um trecho de texto do historiador Peter Demant a respeito do desafio demográfico em Israel. Veja abaixo:

QUESTÃO: A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe "entre o rio e o mar".
DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014.

A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)

a) abdicação da interferência militar em conflito local.
b) busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional.
c) admissão da participação proativa em blocos regionais.
d) rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais.
e) compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais.

A alternativa correta era a "b". Quem acompanha o IBI, não teve dificuldade para responder. Afinal, temos publicado textos e realizado cursos regulares sobre os dilemas da sociedade israelenses e o conflito com os palestinos, nos quais temas como esse são tratados, incluindo as escolhas de palavras para a construção de narrativas.

No caso da questão demográfica, abordada na pergunta, não foi diferente. Vale a pena rever o trecho da entrevista em que o sociólogo Demétrio Magnoli explicou o desafio que Israel enfrenta.

Confira, na íntegra, texto do historiador Peter Demant sobre o assunto, usado na formulação da questão.

Inscreva-se