Instituto Brasil-Israel lança grupos de estudo sobre antissemitismo, história e memória do Holocausto e conflito Israel-Palestina

O IBI no Campus, projeto do Instituto Brasil-Israel que conta com estudantes, pesquisadores e professores de diversas universidades brasileiras, está lançando quatro grupos de estudo: História e Memória do Holocausto, Conflito Israel-Palestina, Mulheres do Conflito e Novas Formas de Antissemitismo no Brasil.

Para se inscrever, basta preencher o formulário.

O laboratório “História e memória do Holocausto” tem por objetivo discutir a relação do Holocausto com a educação, seus impactos na escrita da história e seus usos contemporâneos. Os estudos serão coordenados pelas pesquisadoras Alana de Moraes Leite, doutoranda em História pela UFRPE, e Júlia Amaral, mestranda em História pela UFMG.

No laboratório sobre o “Conflito Israel-Palestina”, os alunos estudam a questão desde seus primórdios até seu status atual, cerceada por contradições e diferentes narrativas. As coordenadoras são Karina Stange Calandrin, doutora em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), e Gabriel Mizrahi, economista, mestre em História Social pela UFRJ, doutorando em Relações Internacionais pela PUC-RJ e especialista no conflito Israel-Palestina e em extrema-direita brasileira.

O laboratório “Mulheres do Conflito” traz à tona a perspectiva e a importância das mulheres nas narrativas do conflito Israel-Palestina. É coordenado por Carla Habif, doutoranda em Relações Internacionais pela PUC-Rio e mestre em História pela UFRJ, Giovanna Monteiro, mestranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), e Nina Kertzman, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ). Conta com a parceria do Observatório Feminista de Relações Internacionais

Já o laboratório “Novas formas de Antissemitismo no Brasil” pretende lidar com temas vinculados a novas expressões do ódio aos judeus do país e será coordenado por Michel Gherman, professor de sociologia na UFRJ, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel.

Os encontros de cada grupo de estudos são quinzenais e no formato online, pela plataforma Zoom.

Os cursos do IBI no Campus foram produzidos em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ), o Laboratório Israel-Palestina da PUC-SP (LIP), o Núcleo de Estudos Judaicos da UFRGS (NEJ), o Laboratório Israel-Palestina da UPE (LIP) e o Centro de Estudos em Migrações Internacionais da UNICAMP (CEMI).

SERVIÇO:

Laboratório História e memória do Holocausto: Encontros às sextas-feiras, das 14h às 16h, quinzenalmente, a partir do dia 04/03/2022, coordenados pelas pesquisadoras Alana de Moraes Leite e Júlia Amaral.

Laboratório sobre o conflito Israel-Palestina: Encontros às sextas-feiras, das 15h às 17h, quinzenalmente, a partir do dia 11/03/2022, coordenados pelos pesquisadores Karina Calandrin e Gabriel Mizrahi.

Laboratório Mulheres do Conflito: Encontros do laboratório às quintas-feiras, das 17h30 às 19h, quinzenalmente, a partir do dia 10/03/2022, coordenados pelas pesquisadoras Nina Kertzman, Giovanna Monteiro e Carla Habif.

Laboratório Novas formas de Antissemitismo no Brasil: Encontros às quintas-feiras, das 19h às 21h, quinzenalmente, a partir do dia 17/03/2022, coordenados pelo professor Michel Gherman.

Inscrições até 08/03.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo