Instituto Brasil-Israel e a comunidade Shalom exibem o longa-metragem inédito no Brasil, “Incitement”

Na continuação da programação em memória dos 25 anos do assassinato de Yitzhak Rabin, o Instituto Brasil-Israel e a Comunidade Shalom disponibilizam, a partir dessa quarta-feira, o longa “Incentiment”, que narra a história detalhada que levou ao assassinato de Rabin, no ponto de vista de seu assassino, Yigal Amir. O filme, inédito no Brasil, levou o prêmio Ophir de melhor filme em 2019 e estará disponível na plataforma Cinebyte. 

Para Adrian Gottfried, rabino da comunidade Shalom, o filme ajuda a aprofundar uma reflexão sobre extremismos, que se faz urgente nos dias de hoje. “Em uma época de muita polarização em Israel, nos EUA e aqui no Brasil, é mais do que importante revisitar os motivos que levaram ao assassinato do primeiro ministro Rabin. É claro que Yigal Amir foi quem atirou, mas naquele momento, uma sociedade inteira estava doente”, afirma. “O filme mostra as contradições e conflitos que, naquela época, mudaram a história de Israel e do mundo judaico em geral. E que na verdade é um alerta para os dias de hoje. Yaron Zilberman tem uma sensibilidade que nos permite olhar para nossos fantasmas e ver como lidamos com eles”, conclui.

Rafael Kruchin, coordenador do Instituto Brasil-Israel, afirma que Yaron Zilberman traz à tona duas questões fundamentais para refletirmos sobre o tempo presente. “Por um lado, o diretor, de maneira contundente, chama atenção para os perigos dos discursos de ódio. Por outro, de forma bastante sensível, nos mostra que os fanáticos, embora possam estar em todos os lugares e culturas, não podem ser generalizados a grupos inteiros”.

Serviço

Exibição Incentiment

De 25/11 a 02/02

Platarforma : https://cinebyte.datatix.com.br/

Mais informações

Marilia Neustein

(11) 999422283

maneustein@gmail.com 

Leave a reply

12 − dez =