Noticias • Ilton Gitz ministra a última aula do curso do IBI em Porto Alegre

Ilton Gitz ministra a última aula do curso do IBI em Porto Alegre

| Categoria: Noticias
Whatsapp

Ilton Gitz, professor do Colégio Israelita Brasileira e especialista em Cultura Judaica, ministrou, na última quinta-feira (29), a aula final do curso de formação do IBI em Porto Alegre, “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, abordando o tema “A Terra prometida: recortes de sonhos e tragédias”.

Ilton abordou o desenvolvimento do sionismo em Israel e na Europa pré-1948, trazendo elementos anteriores à fundação do Estado judeu, fundamentais para o entendimento do movimento sionista e muitas vezes esquecidos nas discussões atuais sobre Israel. 

Especialista no assunto, o professore trouxe exemplos como os Laranjais de Rehovot e o caso de Ein Harod para situar a turma em relação ao desenvolvimento dos ideais judaicos do início do século XX, a relação com os povos Árabes (essencialmente Palestinos), e as primeiras ondas migratórias com destino à Palestina. Sem ultrapassar a data de criação do Estado, Ilton explicitou os diferentes movimentos que levaram o povo Judeu a deixar a Europa antes dos anos 30-40, citando Herzl, Ahad Ha’am e Tabenkin, figuras importantes nos movimento sionistas. 

O curso contou com apoio de Carolina Muller, Hugo Bordas, Milene Unikowski e Salomão Nicilovitz, envolvidos na concepção das aulas e na organização geral. 

Agradecemos a presença de todos no curso. Ano que vem tem mais! 

Inscreva-se