IBINews 211: Um ano em que o IBI fez a diferença

A chegada de mais um ano é sempre um momento propício para se olhar para o passado, pensar no presente, projetar o futuro.

2021 foi um ano cheio de desafios, com todas as contingências da pandemia, e um encadeamento de acontecimentos tanto no âmbito israelense como no brasileiro, que exigiu um monitoramento criterioso dentro do escopo do IBI: o combate à visão preconceituosa e excepcionalizante sobre os judeus e Israel, manifestada independentemente de corrente ideológica, dentro e fora da comunidade judaica.

Para ficar em apenas alguns exemplos, em Israel houve a Guerra de Gaza, a campanha de vacinação e as eleições, com a chegada de uma frente ampla ao poder, sucedendo doze anos de governo Netanyahu. No Brasil, registrou-se o crescimento inequívoco do antissemitismo, e um preocupante flerte com a simbologia nazista, como nunca antes visto.

No contexto do IBI, prezando sempre pela qualidade e diversidade, conseguimos levar adiante nossa missão de promover o diálogo e a escuta, a construção de pontes, por meio de diversas atividades, dentro de nossos pilares de atuação –  a formação acadêmica e estudantil, a produção de conteúdo e o ativismo.

E valeu a pena. Foram muitos os momentos de emoção. Como quando o IBI serviu de fonte para o Jornal Nacional, da TV Globo. Quando Natália Pasternak, em depoimento à CPI da Covid, manifestou orgulho de sua identidade judaica e citou o seu vínculo com o IBI diante dos parlamentares e de milhares de espectadores. Quando, em meio ao conflito entre israelenses e palestinos, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro recomendou um artigo do IBI, em sua participação no Jornal da Cultura. Quando o jornalista Reinaldo Azevedo, durante entrada ao vivo na BanNews, aplaudiu a nota do IBI condenando o encontro de integrantes do alto escalão do governo brasileiro com a líder do partido de extrema direita alemã, AfD. Quando emplacamos um artigo sobre o mesmo tema no jornal israelense Haaretz. Ou, ainda, quando o jornalista Guga Chacra mencionou o conceito de Israel imaginária em sua participação na GloboNews.

A lista de atividades realizadas é extensa. Abaixo, algumas das principais áreas de atuação do IBI no ano.

PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA

IBI no Campus, projeto nacional e online de estudo e pesquisa acadêmica sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina, que hoje conta com a participação de 140 estudantes de 54 universidades de 14 estados brasileiros, em cinco frentes de trabalho.

Publicação de livros

“Antissemitismo: uma presença atual”, de Francisco Carlos Teixeira da Silva e ‪Karl Schurster, com texto de apresentação de Michel Gherman.

“Conflitos e religiosidades: Israel, Palestina e estudos judaicos no Brasil”, com artigos dos participantes do grupo IBI do Campus. Parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE).

“Israel e Palestina: um ativista em busca da paz”, do negociador israelense Gershon Baskin, com prefácio do psicanalista Christian Dunker.

Apoio ao Centro de Estudos Judaicos da USP, de forma que possa permanecer aberto, com atendimento ao público e realizando projetos tais como congressos, palestras, grupos de estudo e publicações, muitos dos quais em parceria com o IBI. Com destaque para realização do Congresso Nacional de Pesquisadores de Estudos Judaicos 2021, com 18 mesas de debate e 86 palestrantes.

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Projeto Imaginários, realizado em parceria com a União do Judaísmo Reformista (UJR) e com o apoio da Fundação Gênesis, tem levado discussões sobre o conflito entre israelenses e palestinos a escolas de ensino médio de todo o país.

Precisamos falar sobre Israel e Palestina, curso online sobre a história do conflito e as sociedades israelense e palestina, com dezenas de alunos inscritos.

CIRCUITOS CULTURAIS

FLIP

Programação em parceria com a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), na criação da série Diálogos Literários Brasil-Israel: com a participação dos israelenses Amos Gitai, Gershon Baskin e Orly Castel-Bloom e dos brasileiros Flávia de Castro, Luiz Eduardo Soares e Mel Duarte.

Cinema

Apoio à produção do filme “Abe”, de Fernando Grostein, que conta a história de um garoto que descobre na gastronomia um ponto de encontro entre a mãe judia e o pai palestino. O filme foi exibido nos principais cinemas do país e está disponível na Netflix.

PARCERIA COM A REVISTA QUATRO CINCO UM

Com a revista literária de maior alcance no Brasil, firmamos uma parceria para a divulgação de artigos sobre a literatura israelense e judaica. Foram 8 edições, cobrindo um arco que foi do humor, em ensaio assinado por Gregório Duvivier, à investigação dos sonhos de israelenses e palestinos em áreas deflagradas pelo conflito, passando pelos diários de Kafka e muito mais.

E EU COM ISSO?

Apresentado por Anita Efraim, Amanda Hatzyrah, Ana Clara Buchmann, em 2021, nosso podcast semanal ultrapassou a marca de 100 episódios e das 70 mil reproduções, tendo alcançado a lista dos 50+ do Spotify. Contamos com a presença de entrevistados de peso como Lira Neto, Maria Luiza Tucci Carneiro, Nilton Bonder e tantos outros que contribuíram com a proposta do podcast, de aprofundar questões religiosas, éticas, políticas e sociais.

ATIVISMO

GA’AVAH, COLETIVO JUDAICO LGBTQIA+ DO IBI, que tem por objetivo das visibilidade e discutir questões relacionadas à temática LGBTQIA+ em Israel e na comunidade judaica brasileira. Com elaboração de materiais, cursos, seminários e eventos, como o Chanuká da diversidade celebrado em diversas capitais do país, o coletivo visa combater a LGBTfobia e o antissemitismo, educando e aproximando tanto a comunidade judaica quanto a sociedade mais ampla.

DEBATES E LIVES

Os debates e lives acompanharam nossa programação ao longo do ano, e trouxeram a oportunidade de se discutir com mais apuro a complexidade de temas como o entrelaçamento do antissemitismo com o racismo, o lugar de fala da mulher no conflito israelense-palestino e a discriminação contra a diversidade sexual dentro da religião, entre outros. Com a presença de Fernando Haddad, Henrique Cymerman, Lilia Schwarcz e Thiago Amparo, e uma seleção de acadêmicos, jornalistas e especialistas, em parcerias estratégicas com instituições como a Universidade Zumbi dos Palmares.

PRESENÇA NA IMPRENSA

Foram dezenas de entrevistas, artigos e notas nos principais redes de televisão, rádio, jornais e revistas. Sobre o conflito entre israelenses e palestinos, sobre o sucesso da campanha de vacinação em Israel, sobre antissemitismo e os usos da simbologia judaica e sionista no Brasil.

Na televisão: Globo, Band, Cultura, GloboNews, CNN Brasil e BandNews

Nos jornais e revistas nacionais: Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Valor Econômico, Piauí, Nexo, UOL, Poder 360, Metrópoles, Época, Yahoo, MyNews, Aventuras na História, Crusoé, Antagonista, The Intercept Brasil, Carta Capital, TV 247, Jota, Fórum

Nos jornais internacionais: Haaretz (Israel), Le Monde (França), La Nacion (Argentina)

Nas rádios: CBN, Jovem Pan, BandNews

Podcasts: O Assunto (Globo), Matéria Bruta (Canal Curta!), Afinidades Eletivas.

DIRETO DE ISRAEL

Com suas reportagens semanais, nossa correspondente em Tel Aviv, Daniela Kresch, trouxe para nossos seguidores a temperatura dos acontecimentos vivida pela população, em textos e análises de fôlego.

Criação do programa Expresso Israel, que apresenta as principais notícias da semana sobre Israel e o Oriente Médio, no canal do IBI no YouTube.

GESTÃO E GOVERNANÇA

Não foram poucos os movimentos nos bastidores do IBI. Foi formado um Conselho Consultivo pautado pela pluralidade e pela excelência, houve a incorporação de dois novos diretores, Eduardo Wurzmann e Ruth Goldberg, a criação de um departamento administrativo e financeiro, comandado por Mara Kochen, a chegada de Morris Kachani, à frente da área de comunicação, substituindo Marilia Neustein, que contribuiu consideravelmente para esta construção, e as chegadas de Antonio Ribas e Isabella Marzolla reforçando a equipe.

Obrigado por compartilhar o ano conosco. Que possamos seguir juntos em 2022.

Com os nossos cumprimentos,

Adriana Zebulun, Alexandra Nigri, Ana Clara Buchmann, Anna Livia Arida, Amanda Hatzyrah, Anita Efraim, Antonio Ribas, Caroline Beraja, Claudio Bobrow, Daniel Douek, Daniela Kresch, Davi Sapira, David Diesendruck, Eduardo Saron, Eduardo Wurzman, Fábio Alperowitch, Fábio Iguelka, Fernando Lottenberg, Inês Mindlin, Isabella Marzolla, James Green, Luiz Gross, Mara Kochen, Michel Gherman, Morris Kachani, Natalia Pasternak, Paulo Loeb, Rafael Kruchin, Ricardo Brajterman, Ricardo Stern, Roberto Simon, Rosiane Rodrigues, Ruth Goldberg, Simon Menache. 

ps: ah, e não deixe de acompanhar pelas redes sociais, ao longo das próximas semanas, a retrospectiva que fizemos sobre nossas atividades em 2021.



ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo