IBINews 209: Diálogos sobre política

O ano de 2021 está acabando e é preciso, claro, falar sobre 2022, um ano que promete ser marcado por disputas políticas acirradas e uma temível polarização.

Com o objetivo de estimular o debate qualificado acerca da judeidade no contexto brasileiro contemporâneo, o IBI está lançando a série temática “Diálogos sobre política”, reunindo diversas lideranças do espectro ideológico e intelectual.

Através de lives e entrevistas individuais conduzidas por nossa equipe, o projeto se propõe construir pontes e mensurar as percepções de importantes protagonistas e pensadores da política brasileira, a respeito de temas sensíveis como o antissemitismo, o conflito israelense-palestino e o imaginário construído em torno da comunidade judaica no país.

A partir destes encontros, a ideia é produzir um corpus que sistematize de maneira periódica como evoluem essas noções de acordo com os acontecimentos públicos. E, reunir coragem e conhecimento a partir de diferentes perspectivas, para encarar de frente a complexidade trazida pelos temas em questão.

Fernando Haddad, ex-ministro da educação, ex-prefeito de São Paulo, professor de gestão e administração pública no Insper, e detentor de 47 milhões de votos no segundo turno da eleição de 2018, inaugura a série, em uma live com Michel Gherman, assessor acadêmico do IBI, que será transmitida conjuntamente pelo Instagram, nesta quarta-feira, às 17h.

O crescimento do antissemitismo no Brasil nos últimos anos chama a atenção. E em várias frentes, com o supremacismo branco e as evocações neonazistas ocupando um extremo, e o apagamento do preconceito contra os judeus em outro, sob a alegação simplista de que são “brancos e privilegiados”.

Este será o ponto de partida de uma conversa que promete lançar luz, encontrar pontos de contato e romper paradigmas.

E aguarde, em 2022, teremos novas entrevistas pela frente!

CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA!

Busca pela felicidade: Já está nas bancas o novo número da revista Quatro cinco um. A seção “Literatura Israelense”, que conta com o apoio do IBI, traz um trecho do livro “Happycracia”, da professora da Universidade Hebraica de Jerusalém, Eva Illouz, e do psicólogo Edgar Cabanas, sobre a busca pela felicidade. “O que os defensores da felicidade prometem como solução para os problemas da humanidade é pouco mais do que uma ‘fuga para dentro’. Na verdade, o que é efetivamente compartilhado pelo mindfulness e pelos muitos outros conceitos e técnicas relativos à felicidade propostos pelos especialistas e pela indústria é um individualismo profundo e uma compreensão limitada do social”. O ‘mindfulness’ se tornou uma indústria global que arrecada mais de 1 bilhão de dólares por ano. Mas, será que é uma moda ou gera realmente frutos na nossa saúde mental? Leia.

Judaísmo sem rótulo: Nos últimos anos uma tendência social, especialmente entre os mais jovens, é a de não se enxergarem a si mesmos como alinhados com qualquer uma das principais correntes judaicas – ortodoxia, conservadorismo, reforma ou reconstrucionismo. Classificam-se como “apenas judeus”, “seculares” ou “qualquer outra coisa judaica”. No “E eu com isso?”, Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com os rabinos Natan Freller que atua na comunidade norte-americana, e Rogério Cukierman, da Congregação Israelita Paulista. Ouça.

Escândalo envolve milionário israelense: No Expresso Israel, programa que apresenta as principais notícias de Israel e região na semana, com as jornalistas Daniela Kresch e Isabella Marzolla, o destaque é um escândalo envolvendo o dono de um famoso time de futebol em Israel, o Beitar Jerusalém. O empresário Moshe Hogeg está sendo acusado por fraude, lavagem de dinheiro, má conduta sexual, tráfico humano, abuso de menores e corrupção. Outro assunto abordado é a possibilidade de aplicação de uma 4ª dose da vacina contra a covid-19 na população israelense. Assista.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo