IBI, FIRS e Conselho Juvenil Judaico Sionista de Porto Alegre promovem o debate “Convergências e divergências em uma comunidade plural”

O debate é parte da tradição judaica. O Talmud e outras diversas fontes tradicionais do judaísmo sempre procuraram garantir que o diálogo entre diferentes perspectivas fosse não apenas legítimo, mas algo a ser buscado.

Na época em que os judeus eram perseguidos pelos romanos e impedidos de estudar a Torá, uma peste matou milhares de alunos de Rabi Akiva. Dentre as várias interpretações possíveis sobre o ocorrido, a principal é a de que a peste foi gerada por um conflito entre eles e só acabou quando acabou o ódio.

Nada mais pertinente do que este ensinamento para os tempos atuais. Numa época de polarização e pandemia, o objetivo desse encontro é seguir os ensinamentos de sábios da história judaica e, assim, promover o diálogo e a pluralidade.

O debate “Convergências e divergências em uma comunidade plural” será transmitido às 20h, no dia 28/04, através dos nossos perfis no YouTube e no Facebook.

CONHEÇA OS DEBATEDORES

Rafael Simon: Rosh Chutz (Relações Públicas) do Movimento Juvenil Habonim Dror e estudante de Engenharia de Produção na UFRGS.

Eliam Fuentes: Dirigente do Movimento Juvenil Betar Porto Alegre e estudante de Educação Física na UFRGS.

Rafaela Cohen: Mazkirá (Diretora) do Movimento Juvenil Chazit Hanoar Porto Alegre e estudante de Psicologia na UNISINOS.

MEDIADORES

Kevin Kapel: Diretor de Relações Públicas da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e Assessor de Comunicação do escritor e historiador Yuval Noah Harari (livros Sapiens e Homo Deus).

Milene Levenzon Unikowski: Pedagoga, pós-graduanda em Psicopedagogia,  professora de Cultura Judaica no Colégio Israelita Brasileiro, chazanit da sinagoga Sibra, colaboradora do Instituto Brasil-Israel.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo