Noticias • IBI e CIP promovem o debate "Judaísmo é no plural: diversidade como escudo para o ódio"

IBI e CIP promovem o debate "Judaísmo é no plural: diversidade como escudo para o ódio"

| Categoria: Noticias
Whatsapp

Entre esquerda e direita, certo e errado, nós e eles, amigos e inimigos, o mundo hoje parece se dividir como uma guerra.

Esse conflito, que para muitos parece atual, já foi percebido pela tradição judaica há mais de mil anos, e temos um remédio para oferecer: "Eilu Vê-Elilu Divrei Elokim Chaim" ("estas e aquelas são as palavras do D’us vivo"). Ou seja, a verdade divina resulta "destas" e "daquelas" opiniões, os que concordam e os que discordam têm lugar na história.

Lag Ba’Omer tem muito que nos ensinar: no período da destruição do Templo, época em que os judeus foram proibidos de estudar a Torá e sofriam perseguição pelos romanos, uma peste matou milhares de alunos de Rabi Akiva. Segundo a tradição, a peste foi gerada por um conflito entre os alunos, e só terminou quando o ódio acabou e deu lugar ao diálogo.

O debate "Judaísmo é no plural: diversidade como escudo para o ódio", uma parceria do IBI com a Congregação Israelita Paulista, será transmitido às 17h, no dia 02/05, através do nosso canal no YouTube. Não perca!

Inscreva-se