IBI dá início ao seu curso de formação

O Instituto Brasil-Israel deu início ontem (13/08) ao seu curso de formação “Precisamos falar sobre Israel e Palestina’.  A primeira aula “Sionismo é no plural: o movimento nacional judaico” foi ministrada pelo professor da UFRJ Michel Gherman.

O historiador falou sobre a pluralidade do movimento sionista e analisou como a excepcionalidade de assuntos sobre Israel interdita o debate.  “O sionismo é diverso, plural. A demanda pela linearidade histórica ‘singulariza’ o movimento e exclui sua complexidade.”, afirmou. “O que está por trás da lógica do discurso exclusivamente pró-Palestina ou pró-Israelense é uma radical percepção de excepcionalidade, do tipo ‘você não sabe o que eu sofri’. As dores de um lado e de outro são percebidas como as piores da história, e não há ressarcimiento ou perspectiva de paz.”

Gherman também lembrou a importância dos movimentos da sociedade civil israelenses que, apesar de pujantes, são muitas vezes esquecidos pelo mainstream da mídia.”Há, na sociedade civil e nas instituições de Israel, pluralidade.”

A próxima aula “Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina” será ministrada por Muna Omran.

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande um WhatsApp para 94910-2149.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo