IBI apoia os 50 anos do Centro de Estudos Judaicos

O IBI esteve entre os apoiadores, ao lado da Conib, da Fisesp e da Hebraica, nesta segunda-feira, 23 de setembro, no evento de comemoração dos 50 anos do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, com a participação do ex-ministro das relações exteriores, Celso Lafer. 

O evento foi apresentado pelo pesquisador do Centro de Estudos Judaicos Bruno Szlak. A abertura foi feita pela pela diretora do CEJ/USP, a Professora Dra. Marta Topel que falou sobre o funcionamento do CEJ, sobre o trabalho de seus professores e sobre os rumos da área de Estudos Judaicos na Universidade de São Paulo. 

O doutorando em Estudos Judaicos Daniel Douek, apresentou uma nova proposta para o futuro do CEJ, com a reformulação do estatuto e a criação de uma Associação de Amigos do CEJ, ressaltando a importância destes estudos para a comunidade judaica e para a produção de pesquisas acadêmicas. O pesquisador do CEJ Manu Marcus Hubner apresentou ao lado da doutoranda Isadora Sinay a produção acadêmica das revistas Cadernos de Língua e Literatura Hebraica e Vértices, ambas produções relevantes e ligadas ao Centro de Estudos Judaicos.

Em seguida, o Professor Celso Lafer apresentou uma conferência contando um pouco sobre sua relação com a história do Centro de Estudos Judaicos e comentando a importância da criação de uma Associação. Em seu discurso, Lafer abordou questões tocantes para os estudos judaicos como racismo e antissemitismo, e mencionou obras de professores do Programa como o dicionário hebraico-português da Professora Rivka Berezin e o livro Jerusalém & São Paulo, da Professora Marta Topel, que trata do tema da ortodoxia judaica no Brasil. O Professor ainda lembrou da relevância da atuação do Rabino Pinkuss na fundação e consolidação de um Centro de Estudos Judaicos dentro de um ambiente laico como o da Universidade de São Paulo bem como outras pessoas que atuaram de forma significativa na história do CEJ como como Jacó Guinsburg, Nachman Falbel, Anita Novinsky, Henrique Rattner dentre outros.

A noite seguiu com com um coquetel oferecido pelo Buffet Kosher Bites e Fabiana Grinberg, monitora do CEJ/USP, colheu em vídeo depoimentos dos convidados presentes. 

O Centro de Estudos Judaicos apresenta na tarde de hoje, 24 de setembro, o segundo evento de comemoração de seu cinquentenário, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sala 266 do prédio de Letras, onde serão apresentadas duas mesas de discussão sobre Estudos Judaicos na USP e Estudos Judaicos no Brasil. 

Fique atento aos nossos próximos eventos em nossas redes sociais!

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo