Guilherme Casarões fala sobre o Estado judeu no Oriente Médio, em curso da Casa do Saber em parceria com o IBI

Guilherme Casarões ministrou a terceira aula do curso “Israel: Trajetórias e Perspectivas”, na Casa do Saber, em parceria com IBI, na última segunda-feira, 30/07. 

O professor de Relações Internacionais da FGV começou a aula, intitulada “Um Estado judeu no Oriente Médio”, dando um panorama geral da região e contextualizando o conjunto das relaçõesque envolvem o Oriente Médio e que muitas vezes não enxergamos facilmente. “Entender o Oriente Médio, apesar de ser bastante complexo, parte de alguns pressupostos relativamente simples, de três ideias que confluem: Estados, povos e religiões”, esclareceu aos alunos. 

Casarões também chamou a atenção para as dificuldades de Israel enquanto um estado judeu no Oriente Médio. “É importante tentar entender as implicações de ser um estado judeu nessa região onde, volta e meia, os conflitos por razões religiosas e étnicas reaparecem”, explicou. 

Retomando o contexto atual das relações entre israelenses e palestinos, o professor indagou: “A partir do momento em que a libertação de um é a eliminação do outro, ou que a segurança de um é a ocupação do outro, como vislumbrar o estabelecimento de diálogos e acordos que de fato mudem a realidade da região?” 

Sobre o futuro de Israel, afirmou que os problemas maiores devem vir da própria sociedade: “a grande tensão de Israel vai vir de dentro. Não virá do Irã ou dos países vizinhos, mas dos árabes israelenses”, afirmou.  

A próxima aula do curso, “Tendências da sociedade israelense contemporânea: o que esperar do futuro? Como Israel chegará aos 100 anos?” Será ministrada pelo professor Michel Gherman. 

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para  contato@idip.com.br ou um whatsAPP para (11) 94910- 2149.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo