Grupo LAIS, fundado em Fortaleza, pretende intensificar os estudos acadêmicos sobre Israel

O LAIS (Latin American Israel Studies) foi oficialmente fundado em Fortaleza, no dia 19 de novembro de 2018. O encontro, que reuniu intelectuais do Brasil e Israel, aconteceu durante a conferência BIWARD.  Durante três dias, foram realizados painéis com apresentações das pesquisas acadêmicas dos participantes do grupo. Os participantes do grupo que fizeram apresentações foram: Arieh Saposnik (Ben-Gurion Research Institute), Renato Athias (Universidade Federal de Pernambuco), Samuel Feldberg (Universidade de São Paulo), Guilherme Casarões (Fundação Getulio Vargas), Leonel Caraciki (Ben-Gurion Research Institute, Ben Gurion University), Fernando Brancoli (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Bruno Szlak (Universidade de São Paulo), Shai Tagner (Ben-Gurion Research Institute, Ben Gurion University) e Michel Gherman (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Segundo Michel, o objetivo do LAIS é intensificar os estudos acadêmicos sobre Israel. “Muitas vezes os estudos israelenses são considerados apenas estudos ideológicos e políticos. Queremos mudar isso e durante este primeiro encontro identificamos necessidades de produção de materiais, traduções e viabilizar residências acadêmicas de professores”, explica o historiador da UFRJ e colaborador do IBI.


Michel Gherman fala sobre o uso político da direita e da esquerda de Israel no Brasil

Atualmente, o LAIS está organizando em um grupo de trabalho para viabilizar os próximos encontros, que devem ser semestrais. O primeiro será um workshop, a ser realizado em maio de 2019, na PUC Rio, com participação de pesquisadores do tema em todo o Brasil. Em outubro, está prevista uma conferência internacional em São Paulo

Confira o que a mídia noticiou o evento

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo